Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Let's meet in Heaven?


Introdução:

É evidente que sim, segundo a Bíblia sagrada temos varias referencias que nos assegura, por exemplo: Jesus disse, não fiquem aflitos, vocês confiem em Deus e também em mim, na casa de meu pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar; e quando eu for vos preparar lugar e voltarei para vos, receberei para mim mesmo para que onde eu esteja estejais-vos também; O Apostolo Lucas, registra que estando Jesus com seus discípulos no Monte das Oliveiras, após sua ascensão aos Céus apareceram dois varões vestidos de branco ao lado deles e lhes disseram varões galileus por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto aos céus, assim vira do modo como o vistes subir; O Apostolo Paulo adverte a Igreja de Tessalonicenses em relação à transladação da igreja. Não temos duvidas que haja vida após a morte. Ver: (Jo. 14: 1 - 3; At. 1: 10 - 11; I Ts. 4: 13 -17).

2. Vamos nos Reconhecer no céu?

O empírico e o herege não acreditam nessa possibilidade; mas o sábio e o entendido vão alem da hermenêutica, Paulo adverte que o homem carnal e o natural não entendem o homem espiritual, mas quem tem a mente de Cristo discerni tudo e, por ninguém é discernido. Sim, haverá reconhecimento entre salvos no céu. Mas isso acontecerá no nível da personalidade e não das lembranças físicas”. Para comprovar esta tese, usamos o exemplo dos apóstolos que reconheceram Moisés e Elias no Monte da Transfiguração. Por estarem envolvidos na atmosfera celeste, os apóstolos os reconheceram, mesmo sem terem sido contemporâneos entre si. Entendemos que as pessoas irão se lembrar desta vida terrena quando estiverem no céu.
“Já que haverá julgamento, teremos lembrança da vida na terra. Creio que o que não haverá é relacionamento humano no céu. Sendo assim, não vamos estar sujeitos a sentimentos humanos”. Complementando, no céu não haverá pranto, nem lágrimas, nem dor, pois as primeiras coisas já são passadas. Vamos nos conhecer no céu, mas não teremos lembranças amargas que possam tirar a nossa bem-aventurança. A identidade de uma pessoa tem a ver com a consciência. Não faz sentido estar no céu sem ter lembrança de nada que aconteceu na terra”. Talvez nós tenhamos alguma dificuldade de conhecermos alguns pela fisionomia exemplo: Se conhecermos uma pessoa já com a idade avançada de uns cinqüenta ou noventa anos de idade La nos céus elas serão transformadas isto é não serão velhas, ou seja, serão transformadas ficarão jovens. Mas nós vamos conhecer pela fala. Exemplo os discípulos no caminho de Emaús, conheceram Jesus pela oração e no partir do pão; e Maria Madalena não havia conhecido confundiu com o jardineiro, mas veio a conhecer quando Jesus falou com ela, isto é pela fala. Ver: (Mc. 9: 2 - 9; Lc. 22: 28 - 30; I Co. 6: 2 - 3;  24: 13 - 32; Jo. 20: 15 - 18; I Co. 2: 14 - 16).

3.  A esperança do Rei Davi:

E, o rei Davi disse: poderei eu fazê-la viver de novo? Eu, sim, um dia irei para onde ela está; ela, porem, nunca voltará a mim. Ele esta falando que ira ver sua filha. Quem era Davi? Era o amado do Senhor o Jawé Deus de Israel. Significa que os salvos se conheceram nos Céus. Ver: (II Sm. 12: 23).

4.  A próxima ceia de Jesus com a Igreja será no Céu:

Na última ceia Jesus diz: Eu, não beberei deste vinho outra vez, até o dia em que beba um vinho novo com vocês, no Reino do Meu Pai; e depois que eles cantaram um hino, eles saíram para o Monte das Oliveiras; E, aqui Jesus esta falando que muitos virão do Oriente e do Ocidente e vão tomar acento na mesa com Abraão, Isaac e Jacó no reino dos Céus. Fica bem claro que nessa reunião todos vão se conhecer; O Rei Davi tinha razão em dizer que iria até a sua filha. Ver: (Mt. 26: 26 - 30; 11: 31).

5. No Céu vamos ter Sentimentos?

Não, quando a bíblia fala que nos Céus não haverá mais luto, lagrimas e nem morte, podemos entender que não haverá sentimento, mas vamos lembrar-nos de tudo. Mas só não haverá ressentimentos, magoa, tristeza, dor será tudo natural porque tudo passou; é evidente que a Parábola que Jesus nos deixou do rico e Lázaro, um foi para o seio de Abraão e o outro para o seol, não é porque um era pobre e o outro era rico, foi à ironia do destino através das obras”.  Ver: (Lc. 16: 19 - 31; Ap. 21: 1 - 5).

6. Transfiguração:

É evidente que Jesus falou pessoalmente com Moisés e Elias, e, para que Jesus pudesse falar, Ele teve que se transfigurar em um corpo de gloria. Pedro, Tiago e João foram às principais testemunhas que presenciaram tudo e relataram, e, o Apostolo Lucas, não perdeu tempo de registrar tudo; O Profeta Elias não era superior a Cristo e tinha liberdade de se comunicar com Deus; e o Profeta Elizeu da mesma forma, ambos ressuscitaram mortos, segundo a palavra destes profetas era a confirmação de Deus. Ver: (I RS. 17: 17 - 24; II RS. 4: 17 - 37; Lc. 9: 28 - 36).

7.  A Ressurreição de Jesus:

O Apostolo João registrou os primeiros momentos após a ressurreição de Cristo. Jesus disse a Maria Madalena não me toqueis porque não fui glorificado pelo meu pai, mas antes ide aos meus irmãos e anunciai tudo que viste, e em breve estarei com eles; e depois de oito dias Jesus aparece aos seus discípulos estando eles com as portas trancadas. E, Ele disse, não temais, sou eu e soprou neles e disse enchei do meu Espírito. E chamou Tomé e disse ponha as mãos no sinal dos cravos em minhas mãos, e veja que sou Eu mesmo. Observamos que Jesus esta onisciente, onipresente e onipotente. Notamos que Cristo após a ressurreição Ele usa a Teofania que, é um fenômeno de manifestação ou aparições de Deus, mormente através de anjos. Este fenômeno Foi usado muitas das vezes no AT/NT; notamos que quando o profeta Daniel.  Ver: (Jo. 20: 1- 29).

8.  Jesus deu presentes a Igreja:

Jesus disse Pai Eu dei a eles a gloria que o Senhor Me deu, para que, eles sejam um como nós somos. Eu neles e o Senhor em Mim, para que todos sejam perfeitos. Pai, Eu quero comigo estes que o Senhor Me deu para que eles possam ver a minha Glória. O Senhor Me deu a Glória porque as me amado antes da fundação do mundo. Tudo esta firmada que haverá lembrança sim, ao contrário não teria sentido, e nem lógica.  Ver: (Jo. 17: 22 - 24).

9. Nova Aliança e distribuição dos Galardões:

a. A Nova Aliança: Foi estabelecida por Cristo, e, veio a purificação da igreja. Isto é, os pecados serão perdoados; e, não haverá lembrança das coisas passadas. Após este processo vem por um pouco o repouso”. Ver: (Is. 43: 25; At. 3: 19; Rm. 8: 1; Hb. 4: 10 - 11; 8: 12; 10: 17).

b. A distribuição dos Galardões: E, segundo o dicionário Aurélio da língua portuguesa da  sétima Edição, galardão significa recompensa de serviços importantes, honra, glória e prêmio. Aparece pela primeira vez nas Escrituras quando Deus diz a Abrão que o seu galardão seria grande”. Seria o galardão uma coroa cheia de pedrinhas, como muitos acreditam. Eu creio que esse tipo de galardão seja a nossa alegria e satisfação, segundo o que fazemos para o Senhor neste mundo. À medida que nos comprometemos com o Senhor aqui na terra, teremos mais alegria lá no céu. Ver: (Gn. 15: 1 - 5; Mt. 5: 12; 10: 41; I Co. 3: 8; II Co. 5: 10; Col. 3: 23 -24; I Ts. 2: 19; II Jo. 1: 8; Ap. 3: 11; 22: 12).

10. Descrição da Nova Jerusalém:

O livro de Apocalipse gera muitas correntes entre os acadêmicos de Teologia. Alguns acham que ruas de ouro, muros de jaspe e portais de pérola são figuras de linguagem usadas pelo apóstolo João ao se deparar com tamanha majestade e glória de Deus. Eu creio na realidade e não como metáfora. Temos alguns exemplos de glorias terrenas como: Império Babilônico, Grécia, Roma, Templo de Salomão e outros. A história era real e não metáfora. O empírico da Teologia sempre vai divergir a verdade”. Apostolo Paulo adverte que o homem natural ou carnal jamais entrara no segredo de Deus, e sim o espiritual serão revelados pelo Senhor. As glorias dos séculos presentes não se compara com a que a nós será revelada. O que o olho não viu e não subiu ao coração do homem foi o que o Senhor foi preparar para nós. Ver: (SL. 24: 1 - 10; 46: 1 - 11; 89: 11 -12; Rm. 8: 18; I Co. 2: 9 -14; II Co. 4: 17 - 18).

11. O Que a Bíblia diz?

A bíblia diz que no céu não haverá mais dor, tristeza e sentimentos ruins. Viveremos em paz e glória com o nosso Deus. Desta forma, o objetivo de promover a alegria, gozo, felicidade e sentimentos bons. A bíblia diz que viveremos em família lá no céu. E, Jesus disse meu pai e minha mãe e meu irmão é todo aquele que faz a vontade de meu pai celeste. Isto é toda a igreja; significa que todos os que não forem encontrados os seus nomes no livro da vida ficarão no esquecimento eterno”. Mas todos os salvos que aqui se conheceram vão se lembrar sim La nos Céus, porque receberemos os galardões e haverá festa, louvor, alegria e regozijo eterno”. Ver: (Mt. 12: 46 - 50; Lc. 8: 19 - 21).  

12. Testemunhos:

E inclusive já ouvi testemunho de um pastor que relata ter passado 90 minutos aproximadamente no céu após sofrer um acidente. Ele afirma no livro que conheceu a sua mãe, a sua avó. Lembrava perfeitamente daqueles que estavam com ele; Eu conheci um missionário que teve um acidente de moto, e foi para “ÚTI”, o mesmo contou que, em coma viu o seu corpo e a moto e todos os seus familiares e os gritos de sua filha chamando pelo seu nome. Ele contava que ouvia, via e observou que era dois via seu corpo e a moto ele caminhava aproximadamente uns três metros envolta de seu corpo. Ele só não podia falar porque o seu espírito havia saído do corpo. O Apostolo Paulo, fala que conheceu um homem que não sabe que se foi no corpo ou no espírito foi arrebatado até o terceiro Céus, e, viu e ouviu coisas inefáveis que não poderia relatar”. Quando Jesus subiu ao céu, ele foi com o mesmo corpo, a mesma aparência que tinha ao estar na terra. Até as feridas estavam presentes em seu corpo ressurreto. Creio que assim também nós teremos a oportunidade de nos reconhecermos, apesar de que nosso corpo será um corpo glorificado. Ver: (II Co. 12: 1-4; Jo. 20).

13. Períodos de silencio após a morte:

Segundo a Escatologia Bíblica, quando findar esta vida terrena, a matéria volta ao pó de onde veio, e o espírito retorna ao lugar de onde procedeu. O espírito fica aguardando o chamado do Senhor quando vier nas nuvens com os anjos para arrebatamento da igreja; e, os que estiverem vivos serão transformados em um piscar de olhos, e irão ao encontro do Senhor nas nuvens. Ver: (Dn. 12: 2; I Ts. 4: 13-17; 5: 23).

14. Para onde vão os mortos?

a. Os salvos em Cristo eles não morrem mas dormem; e, por um pouco eles ficam aguardando o arrebatamento da igreja. Apostolo Paulo escreveu aos Coríntios: "Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos humanas"; E, o apóstolo Pedro na sua segunda epístola disse: "Sei que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado. Mas também eu procurarei em toda a ocasião que depois da minha partida tenhais lembrança destas coisas". Ver: (II Cor. 5:1; I Ts. 4: 13 - 18; II Ped. 1: 14 -15).

b. Onde estão os que morreram em Cristo Jesus? Considerando que, de acordo com a bíblia o volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu, todas as pessoas, sem distinção, salvas ou perdidas, ficam sob o controle de Deus. Contudo, no caso dos salvos, não ficam apenas sob o controle divino; quedam-se aos cuidados do Todo-Poderoso e são levados ao Paraíso, no Céu; e, quanto aos ímpios, vão para o Hades gr. Hades; e hb. Sheol, um lugar de tormentos. Ver: (SL. 139: 8; Pv. 15: 24; Ec. 12: 7; Mt. 10: 28; II Co. 5: 8; Ef. 4: 8 -10; Fl. 1: 23; I Pd. 3: 22).

c. O que disse Jesus ao ladrão da cruz que estava a sua direita? Os salvos em Cristo, portanto estão no Paraíso, no Terceiro Céu, uma ante-sala do lugar de gozo pleno. Trata-se de um lugar onde os salvos se encontram na condição espírito+alma, isto é, o “homem interior. No caso desses mortos em Cristo, o seu “homem interior” encontra-se em um estado intermediário, aguardando o Arrebatamento da Igreja. Naquele grande Dia, os salvos, que aguardam no Paraíso, se unirão aos seus corpos, na terra. E, na (condição espírito+alma+corpo), ingressarão no Céu final, definitivo”. Que será o arrebatamento da igreja. Ver: (Lc. 23: 43; At. 1: 11; II Co. 12: 1-4; II Co. 4: 16; I Ts. 4: 16 -17).

d
. Quem são os santos que virão com Cristo nas Nuvens? O apostolo Paulo adverte que: devemos ser irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos; e, essa passagem mostra que os santos de todas as épocas virão com Cristo, no Arrebatamento. Em outras palavras, o “homem interior” (espírito+alm) deles se juntará aos seus corpos, na terra, para a ressurreição, num abrir e fechar de olhos; e, apesar de os mortos em Cristo se encontrarem na presença de Deus, ainda não foram transformados. Isso só acontecerá na ressurreição. Seu estado é semelhante ao daqueles mártires que morrerão na Grande Tribulação, mencionados esta passagem indica que, no Paraíso, os salvos são consolados, repousam, estão conscientes e se lembram do que aconteceu na terra. Contudo, após o arrebatamento, estarão no sentido pleno, sempre com o Senhor. Ver: (I Co. 15: 50 - 52; Lc. 16: 25; I Ts. 4: 17; Ap. 6: 9 - 11; 14: 13).
e. Para onde vão os que morrem sem salvação? Enoque o sétimo depois de Adão profetizou que via o Senhor vindo nas nuvens com os seus milhares de santos nas nuvens, esta já na segunda vinda de Cristo com a igreja para fazer juízo a todos que morreram em pecado. No Antigo Testamento, Paraíso e Hades ficavam na mesma região, era separada por um abismo intransponível. Quando Jesus morreu, desceu em espírito a essa região e transportou de lá os salvos para o Terceiro Céu para entender essa transição claramente, faz-se necessário estudar e, nessa ordem. Quanto aos ímpios, permanecem numa espécie de ante-sala do inferno final, o Hades, que não deixa de ser “um inferno”, um lugar de tormentos. Ver: (I Ts. 3: 13; Jd. 14; Mt. 16: 18;Lc. 16: 19 - 31; 23: 43;II Co. 12: 1 -4; Ef. 4: 8 -9).

15. Após o Trono Branco:

a. Fim do Milênio: será o julgamento das Nações através do Trono Branco; e, todos que não forem encontrados os seus nomes no livro da vida, serão lançados no lago de fogo que é a segunda morte. A besta, anticristo, falso profeta e todos os seus seguidores.    

b. No fim do Trono Branco: Deus já crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão; E, refere-se a coisas ruins, a explicação está no versículo anterior porque já estão esquecidas as angústias passadas. O Apocalipse confirma: E, Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas; No paraíso futuro, em meio a tanta alegria e bênçãos, as tristezas passadas ficarão tão distantes que serão deixadas para trás, esquecidas embora permaneçam na memória. Ver: (Is. 65: 16 -17; Ap. 21: 4).

c. O sono da Alma: A Bíblia ensina que ao separar-se do corpo a alma sobrevive e permanece num estado consciente de conhecimento. Portanto, quando a Bíblia fala em silêncio, esquecimento, descanso está se referindo à situação do corpo na sepultura, uma vez que a Palavra não pode contradizer-se. Já examinamos a questão do sono da alma em tópico anterior. Os textos citados podem ser esclarecidos unicamente através do exame. Porque memória é a matéria, os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma. A sua memória ficou entregue ao esquecimento devido sua matéria que se decompor no pó, com a vinda de Cristo receberá um novo corpo de glória como o de Cristo pós a ressurreição; Porque Deus não é Deus de mortos. Ver: (Ec. 9: 5; Dn. 12: 13; Mc. 12: 26; Jo. 11: 11; I Ts. 4: 13 - 15; Ap. 6: 11; 14: 13).

16. Primeiro - Segundo e Terceiro Céus:
 
a. O primeiro céu pode ser considerado onde ficam as nuvens..
 
b. O segundo céus pode ser considerado onde ficam as estrelas além das nuvens;

c. O terceiro céus é uma expressão hebraica denotando o mais alto céus. Onde está o Senhor Jesus; o Apostolo Paulo foi arrebatado ao terceiro céu; os cristãos hoje, em experiência, devem estar assentados nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Ver: (Gn. 28: 12; Dt.10: 14;SL. 148: 4; Jo. 1: 51; II Co. 12: 2; Hb. 4: 14; 11: 15 - 16; Ef. 2: 6; 4: 10; Ap. 20: 6).
 
17. Lugar dos Mortos no Antigo Testamento:

Lugar dos Mortos no Antigo Testamento
Tempo
Salvos
Não-Salvos
a) Antigo Testamento, Seio de Abraão e lugar de tormento ficavam no mesmo lugar, chamado Hades, Seol ou Geena. Separados por um abismo. (Nm. 16: 33; Lc. 16: 19 - 31).
Iam para o Seio de Abraão uma espécie de pré-céu. Não é um lugar definitivo.



Iam para o lugar de tormento, uma espécie de pré-inferno”.


(jfas)
b) Após a ressurreição de Jesus, o Senhor teria levado os salvos do Seol para o Paraíso. (Ef. 4: 7 - 10).
Vai direto para o Paraíso estar com Jesus.
Continuam indo para o mesmo lugar.
c) No arrebatamento. (I Tes. 4: 13 - 18).
Os mortos em Cristo irão ressuscitar e serão arrebatados antes dos que estiverem vivos.
Continuam, no mesmo lugar.
d) No Milênio, o reino de Cristo na Terra, com os Salvos. (Ap. 20: 1 - 6).
Os crentes “voltam” para terra com Jesus para reinar durante mil anos. Será um reino de paz.
Nesta fase os ímpios serão súditos de Jesus e o obedecerão até a batalha final onde os que se rebelarem contra Cristo serão aniquilados.


e) Após o juízo final
(Ap. 20: 11).



(jfas)
Os crentes viverão eternamente desfrutando da presença de Deus, com um corpo transformado, num lugar onde não haverá pranto, nem choro, nem lamentações. Alegria perpétua.
Os ímpios serão ressuscitados para passar pelo juízo final e irão sofrer a segunda morte. O inferno é um lugar de sofrimento eterno. É o lago de fogo e enxofre.
(jfas)
 
 
Conclusão:
 
Conforme o exposto acima; e, a grade acima não resta duvidas. Vamos ser imanente, não absoluto; e, consciente conforme a hierarquia angelical. E, semelhante a Cristo depois de sua morte e ressurreição. De Gênesis a Apocalipse todos os anjos que vieram com missão a favor dos servos do Senhor eles eram consciente e sabiam o nome do beneficiado. Observamos que a Teologia Sistemática, e a Pedagogia cristã com a Hermenêutica em conjunto da exegese desbravaram um fato real sem deixar duvidas de sombras. Entendemos que o empírico e o ateísta em conjunto do herege, estes três formam uma corrente de divergência, que não atrapalham a verdade já exposta.
 
Consultas:

Bíblia de Estudo Pentecostal - 1997
Bíblia de Estudo Dake.
Bíblia Viva Mundo Cristão - 3º Edição
Pequena Enciclopédia Bíblica - O.S. Boyer
Dicionário Aurélio - 7º Edição
Revista corrigida;
KEMP, Jaime;
SILVA, Abraão;
LUNA, Azenete Barbosa;


Agradecimentos:


Ao meu querido e amado neto Carlos Natanael da Rosa, que com seu encorajamento, hábeis muito colaborou na digitação e auxilio de leituras, tornou este trabalho possível.



Bibliografia:


OBS: Este estudo foi elaborado por este servo do Senhor, em Português, Español e Inglês pela infinita graça de Deus. Autor das seguintes apostilas: A Hierarquia dos Anjos; A igreja e o Nepotismo; A mulher pode ser pastora; A nova Jerusalém Celestial; À queda do homem e a providência de Deus; Apostila inglesa; Bíbliologia; Controle Total; Cristão e a Maçonaria; Cristão e o Álcool; Cristão e o Sábado; Dispensação da Graça; Espírito Santo na Igreja; Hinnos y coros Cristiano; Hinos de corais Antigos; Igreja e o Sábado; Liturgia e a Igreja; Manual Pratico do Obreiro; Maratona Bíblia; O ano de Jubileu; O principio; O Cristão e a Mascara; Palestra para Família; Profecias do AT/NT; Teologia da Prosperidade; Teologia de Missão;Teologia da Musica; Vamos nos conhecer nos Céus; Viene Jesús en español; Teologia da Música; A Igreja e o Jejum; A igreja e a Reencarnação;Teologia Apostólica; Igreja e os Galardões; O corpo e a Ressurreição; A igreja e as Drogas; Jesus e os Milagres;  A Nova Jerusalém Celestial; As Profecias de Daniel; A igreja e a Patologia; Obra social na Igreja;

José Fernandes Alves dos Santos, atualmente membro da IEAD,
de Canoas - RS. Brasil - Evangelista 2º Responsável do Distrito Três; e, faz parte do conselho de Ética pastoral. Seu ministério e chamada ministerial são voltados predominantemente para a Educação Cristã, de modo que também trabalha como conferencista internacional, cuja especialidade na teologia é a Escatologia Bíblica, Hermenêutica & Exegese Bíblica, Teologia Sistemática, e a Pedagogia Cristã; e, é Monitor do curso de Capelão Interdenominacional > UNICAPI Presidente: Pr. Manuel Quadros; e Monitor do Curso de Capacitação de Liderança da Ética Ministerial.     
Ø Foi Coordenador da EBD distrito três.
Ø Foi Coordenador de missões idem.
Ø É Capelão Evangélico Interdenominacional - CEI.
Ø Cursando 5º Sem. De Letras – Unilasalle – Canoas-RS.
Ø Formou oito turmas na disciplina de español através da “FUNDAPES”.
Ø Atualmente Cursando o 3º Semestre de Teologia Bacharelado – Unilasalle-idem
Ø Fez Parte da Diretoria Acadêmica – Setor “Ação Social”. Idem.
Ø Faço Parte da “Umergs” União dos Militares do Estado do RS. Presidente: CL. Salomão Fortes.
Ø Telefones: (051) - 3463.1932 / 9243.9195-Claro/99977698-Vivo/82747975-Tim/86516223-Oi

 

5 comentários: