Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

The Church and the Sabbath

Introdução

O dia de sábado é observado nos livros do Antigo Testamento desde o princípio através da bíblia sagrada. Sábado, dia de descanso instituído por Deus, para ser observado por todos os homens. As seis despensações de Adão a Davi. São os fatos mais abordantes em relação ao dia de descanso. Tendo completado a obra da criação em seis dias, cessou de trabalhar no dia sétimo. E abençoou o dia sétimo e o santificou; porque nele mesmo cessara de todas as suas obras que Deus havia criado. Neste estudo vamos observar como ficou o dia de sábado na sétima Despensação. (Nova Aliança depois de Cristo ou Novo Testamento).  (jfas).

1. Sábado no Antigo Testamento como dia de descanso:

Sábado, dia de descanso instituído por Deus, para ser observado por todos os seres humanos. E abençoou o dia sétimo e o santificou; porque nele mesmo cessara de todas as suas obras que havia criado. A primeira vez que aparece o nome sábado na bíblia, Ver: (Ex. 16: 23-26). Várias causas contribuíram para generalizar este costume; entre outras, contam-se as fazes da lua, porem, alem desta, sobrepuja a concepção traçada em a narrativa do dilúvio que o sétimo dia era de repouso e de favor divino para com os homens.

2. Sábado como dia sagrado foi antes da Lei judaica:

O principio de um dia sagrado de repouso foi constituído antes da Lei judaica. “E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou”, (Gn. 2: 1-3). Isto indica que o propósito de Javé é que um dia, em sete, fosse de descanso para toda a humanidade e não apenas a raça judaica. No Antigo Testamento esse dia era visto como uma cessação do labor e ao mesmo tempo um dia dedicado a Deus.

3. Sábado dentro da Nova Aliança ou sétima dispensação:

 Os discípulos de Moisés ensinavam que Constantino, em (321 dC. E a igreja Católica, em 364 dC). Mudaram o Sábado para o Domingo. Os fatos historicamente provam que eles estão errados.

4. O que a enciclopédia britânica diz:

A enciclopédia britânica diz o seguinte nos verbetes “sábado e domingo”: Na igreja cristã primitiva, os cristãos judeus continuaram a guardar o sábado, como os outros pontos da lei... Por outro lado, “Paulo, nos primeiros dias do cristianismo dos gentios, afirmou claramente que o sábado judeu não era obrigatório para os cristãos”. A controvérsia com os judaizantes levou, ao longo do tempo, à direta condenação daqueles que ainda guardavam o dia judeu... Em (321 d.C.)Constantino, passou o Sábado Cristão para o Domingo, dia de descanso para todo o império romano”, entretanto, os cristãos o guardaram por quase 300 anos antes de Constantino, fazer dele uma lei.

5. A new international encyclopedia diz:

A new international encyclopédia diz o seguinte acerca do “domingo”: Por algum tempo depois da fundação da igreja cristã, os convertidos do judaísmo ainda guardavam o sábado judeu em maior ou menor grau, a princípio, o que parecia, ao mesmo tempo, com a celebração do primeiro dia; mas, antes do fim do período apostólico, o domingo, “conhecido como o dia do Senhor”, estabeleceu-se totalmente como o dia especial a ser santificado (separado) pelo descanso do trabalho secular e pela adoração pública. “A santificação do domingo parece, incontestavelmente, uma lei definida na Igreja por volta do início do século IV; e, o Imperador Constantino, confirmou o costume por meio de uma lei do estado”. (jfas).

6. O que a enciclopédia católica diz:

 A enciclopédia católica diz o seguinte acerca do “domingo”: “O domingo era o primeiro dia da semana segundo o método de cálculo dos judeus, mas, para os cristãos, ele começou a assumir o lugar do sábado judeu, nos tempos apostólicos, como o dia separado para a adoração pública e solene a Deus”. Este volume cita inúmeros escritos cristãos primitivos do primeiro, segundo e terceiro século para provar que o domingo era guardado pelos cristãos desde os tempos primitivos.

7. A International Standard Bible Encyclopedia diz:

 A International Standard Bible Encyclopédia diz o seguinte sobre o “dia do Senhor”: O dia do Senhor no NT ocorre somente em (Ap. 1: 10), mas, na literatura pós-apostólica, temos as seguintes referências: A Epístola de Inácio aos magnesianos, IX, 1. Não mais guardando o sábado, mas vivendo de acordo com o “dia do Senhor”, no qual também a nossa luz se levantou... (Atos 2: 46) representa a adoração especial como algo diário. Mas isto não poderia continuar mais... A escolha de um dia especial talvez tenha sido necessária, e este dia teria, sem dúvida, sido o “Domingo...” Os gentios incircuncisos, no entanto, estavam livres de qualquer obrigação no sentido de guardar o sábado... Nenhuma observância de um dia especial de descanso aparece entre as ‘coisas necessárias’ de (Atos 15: 28, 29)... Um determinado dia, como uma questão de uma obrigação divina, é declarado por Paulo como abandono de Cristo (Gl. 4: 10) e a observância do sábado é explicitadamente condenada em (Cl. 2: 16). Como uma questão de devoção individual, sem dúvida, o homem poderia fazer o que quisesse (Rm. 14: 5,6), mas “nenhuma regra geral” como algo necessário para a salvação poderia ser compatível com a liberdade por meio da qual Cristo fez-nos livres, (Gl. 2:1-21; 3:1-14; 5: 1- 4, 13).

8. Igreja primitiva troca sábado para domingo, antes de Constantino:

A seguir citamos, dos dez volumes intitulados pais “Ante-Nicenos”, os escritos dos pais da Igreja primitiva até (325 d.C). E, antes de “Constantino”, e a igreja católica, segundo suposições, terem mudado o “sábado para o domingo”:

a. Inácio, bispo de Antioquia, que viveu no tempo dos Apóstolos, (30 > 107 d.C...). Ele, como Policarpo, foi um discípulo de São João e um dos que deveriam conhecer a prática cristã entre os cristãos primitivos acerca do sábado. Ele escreveu: E, após a observância do sábado (que os judeus guardavam), que todo amigo de Cristo guarde o dia do Senhor como uma festa, o dia da ressurreição, o principal de todos os dias da semana... No qual a nossa vida tornou a surgir, e a vitória sobre a morte foi obtida em Cristo... É irracional falar de Jesus Cristo com a língua e alimentar na mente um judaísmo que tem chegado ao fim... Se “alguém pregar a lei judaica para vós, não o ouçais”. “Ora, é melhor dar ouvido a Doutrina Cristã de um homem que é circunciso, que dar ouvido ao judaísmo de alguém que é incircunciso”, (Volume 1, pp. 63-82).

b. Na epístola de Barnabé, reconhecido como companheiro de Paulo por Clemente, Orígenes e outros, lemos. Ele lhes disse as vossas luas novas e os vossos sábados não posso suportar, (Is. 1: 13). Vós percebeis como ele fala: Os vossos presentes sábados não são aceitáveis para mim... Farei um começo do oitavo dia, ou seja, um começo de outro mundo. Portanto, “também guardaremos o oitavo dia com alegria, o dia em Jesus ressurgiu dos mortos” (Volume 1, p.147). (jfas).

c. Justino, o mártir, um gentio que nasceu perto da fonte de Jacó por volta de (110 d.C), escreve: “E no dia que se chama domingo, todos que habitam nas cidades ou na terra reúnem-se em um lugar, e as memórias dos apóstolos ou os escritos dos profetas são lidos... Mas o domingo é o dia em que realizamos nossa assembléia comum, porque é o primeiro dia em que Deus, tendo feito uma mudança nas trevas e na matéria, criou o mundo; e Jesus Cristo, nosso salvador, ressurgiu dos mortos no mesmo dia” (Volume 1, p.186). Nesse diálogo com Trifo, um judeu, Justino, o mártir, diz: “Há alguma outra coisa, meus amigos, em que somos culpados, senão esta, que nós não vivemos de acordo com a lei, nem que somos circuncidados na carne como vossos antepassados, nem observamos os sábados como vós fazeis?... Os cristãos observariam a lei se não soubessem por que ela foi instituída... Ora, nós também observaríamos a circuncisão da carne, e os sábados, e sumariamente todas as festas, se não soubéssemos por que razão eles foram a vós impostos... Como pode ser isto, Trifo, que não observaríamos aqueles rituais que não nos afetam falo da circuncisão carnal, dos sábados e das festas?... Os gentios, que creram nele, e que se arrependeram de seus pecados... receberão a herança juntamente com os patriarcas... ainda que não tenham guardado o sábado, nem sido circuncidados, nem observado as festas... “Cristo é em vão para aqueles que observam a Lei”... (O sábado e os sacrifícios e as ofertas e as festas... chegaram ao fim naquele que nasceu de uma virge)...). Mas se alguns, pela “fraqueza de espírito, quiserem observar tais instituições como foram dadas a Moisés,”... Juntamente com sua esperança em Cristo... eles provavelmente serão salvos, (Volume 1, pp. 199-218).

d. Tertuliano, presbítero da igreja “Norte-Africana”, que nasceu por volta de (145 d.C), escreve: “O espírito Santo repreende os judeus por causa de seus dias santos. Os vossos sábados, e as luas novas, e as cerimônias que a minha alma odeia... Por nós cristãos, para quem os sábados são estranhos... aos gentios, cada dia de festa ocorre senão uma vez por ano: vós cristãos tendes um dia de festa todo oitavo dia... Os outros supõem que o sol é o deus dos cristãos, porque é um fato conhecido que nós oramos para o oriente, ou porque fazemos do domingo um dia de festa... Vós, que nos reprovais com o sol e o domingo, deveríeis considerar a vossa proximidade a nós. Não estamos distantes do vosso sábado e de vossos dias de descanso... Conseqüentemente, à medida que a abolição da circuncisão da carne e da velha lei demonstra ter sido consumada em seus tempos específicos, assim também a observância do sábado demonstra ter sido temporária”. (Volume lll, pp.70, 123, 155, 313, 314).

e. The Teachings of the Twelve Apostles (Os Ensinos dos Doze Apóstolos) escritos por volta de (80 d.C), lemos: “Mas, em todo dia domingo do Senhor, vós vos reunis e partis o pão e dais graças,” (Volume VII, p. 381).

f. Nas Constituições dos Santos Apóstolos (século II), lemos: “Quebrais o vosso jejum... o primeiro dia da semana, que é o dia do Senhor... Após oito dias, que haja outra festa observada com honra, no próprio oitavo dia (Volume VII, p. 447).

g. Em The Teachings of the Apostles (Os Ensinos dos Apóstolos), escritos em (105 d.C), lemos: “Os apóstolos, portanto, estabeleceram... No primeiro dia da semana que haja culto e leitura das Sagradas Escrituras, e a oblação (a ceia do Senhor): porque, no primeiro dia da semana, nosso Senhor ressurgiu sobre o mundo e ascendeu ao Céu”, (Volume VIII, p. 668).

h. Irineu, (178 d.C), ao argumentar que os sábados judeus eram sinais e símbolos, e que não deveriam ser observados uma vez que a realidade era que eles eram sombras que haveriam de vir, diz:O mistério da ressurreição do Senhor não pode ser celebrado em um outro dia que não seja o dia do Senhor e é somente nele que devemos observar o rompimento da festa pascal... o Pentecostes aconteceu no primeiro dia da semana e estava, portanto, associado ao dia do Senhor”. (jfas).

i. Clemente de Alexandria, (174 d.C), diz: “O velho sétimo dia não se tornou nada mais do que um dia de trabalho”.

j. Teófilo, pastor de Antioquia, (162 d.C), diz: “Costume e razão desafiam-nos no sentido de que devemos honrar o dia do Senhor, vendo que foi neste dia que o nosso Senhor consumou sua ressurreição dos mortos”.

l. Orígenes, por volta de (200 d.C), diz: “João Batista nasceu para preparar um povo para o Senhor, um povo para ele no final da aliança, agora velha, que é o fim do sábado... É uma das marcas de um perfeito cristão guardar o dia do Senhor”.

m. Vitoriano, (300 d.C), diz: “No dia do Senhor, nós partimos o nosso pão e damos graças, para que não pareçamos observar qualquer sábado juntamente com os judeus, o qual o próprio Cristo, o Senhor do sábado, em seu corpo aboliu”, (Seção 4, On the Creation [Na criação]).

n. Eusébio, o “Pai da história da igreja, que traçou uma história do tempo entre o nascimento de Cristo e Constantino”, e que viveu de (265 - 340 d.C), diz: “Desde o começo, os cristãos reuniam-se no “Primeiro dia da semana”, que chamavam de o dia do Senhor, com o propósito de realizar uma adoração religiosa, ler as escrituras, pregar e celebrar a ceia do Senhor... O primeiro dia da semana no qual o Senhor conquistou a vitória sobre a morte. Portanto, ele tem a preeminência, a primeira posição, e é mais honroso do que o sábado judeu”.

9. 20 falácias não declaradas no AT ou NT que a bíblia não diz:
1.      Que guardar o domingo é uma instituição humana.
2.      Que os cristãos devem guardar o velho sábado judeu.
3.      Que os cristãos são obrigados a guardar um determinado dia.
4.      Que todos os que guardam o domingo têm a marca da besta.
5.      Que todos os que guardam o domingo estão perdidos.
6.      Que guardar o domingo é uma instituição católico-romana.
7.      Os cristãos nunca realizaram um culto religioso no dia da semana (domingo).
8.      Que os dez mandamentos não formam abolidos quando a Antiga Aliança foi “Abolida e banida em Cristo na cruz”.
9.      Que o dia do Senhor é o sétimo dia ou o velho sábado judeu.
10.  Que o quarto mandamento faz parte da nova Aliança.
11.  Que os cristãos não devem trabalhar no sábado.
12.    Que o sábado do quarto mandamento não esta incluído nos “sábados” que foram abolidos na cruz, como ensinam. Ver: (Cl. 2: 14 - 17; Gl. 4: 9 -11; Rm. 14: 1- 5; Ef. 2: 15).
13.  Que a Lei de Moisés e o sábado do quarto mandamento eram para os gentios e os judeus.
14.  Que o sábado do quarto mandamento era um sinal entre Deus e os gentios, como o sinal entre Deus e Israel. Ver: (Êx. 31: 13 - 17; Dt. 5: 12 - 15; Ez. 20: 12, 13).
15.  Que o sábado é um dia santo, um dia de descanso, um dia de adoração ou um dia santificado na “Nova Aliança”. (jfas).
16.  Que o sábado foi o único dia reconhecido pelos apóstolos como o dia de descanso e adoração.
17.    Que Jesus instituiu o velho sábado judeu. (A Bíblia diz que Deus, o pai, deu a Lei e falou no passado com os homens, Ver: (Hb. 1: 1,2; Rm. 1: 3; At. 3: 21 - 26).
18.  Que todos os homens observaram o sábado desde a criação a Êxodo 16 em que Deus ordenou pela primeira vez que os homens guardassem um determinado dia.
19.  Que o “domingo não pode ser tão santo” quanto qualquer outro dia santificado ou separado para adoração a Deus.
20.    Que os cristãos são obrigados há observar um dia especifico da semana uma vez que os homens deviam fazer debaixo da “Antiga Aliança”, Ver: (Rm. 14: 5, 6; Gl. 4: 9, 10; Col. 2: 14 - 17; Hb. 4).

10. Como ficou o Sábado e a Lei:

Paulo adverte que com o sacrifício de Cristo, os gentios ficaram libertos da lei mosaica. Paulo declara que havia ficado dois tipos de evangelho, um para os judeus, e outro para os gentios, isto é a lei e a liberdade em Cristo. Os gentios ficaram justificados pela fé, sem a lei; e, até mesmo os judeus devem ser justificados pela fé. Os cristãos morrem com Cristo para a lei, e ela não possui nenhum direito sobre eles. Paulo diz: Porque eu, pela lei estou morto. Cristo morreu em vão se os homens são justificados pela lei; o Espírito Santo é recebido pela fé, e não pelas obras da lei. Ver: (Jo. 7: 37-39).
Os dons são exercidos pela fé, não pelas obras da lei; Os dons de milagres e maravilhas entre a igreja são obras da lei ou da pregação da fé? Todos sob as obras da lei, estão sob a maldição da lei. É, evidente que pela lei não há salvação; mas pela fé, sim. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição para nós dar a liberdade mediante a fé. A lei não anula a aliança testamentária da fé Abraâmica; Maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que, pela fé, fôssemos justificados. Apóstolo Paulo repreende os Gálatas por implantar a lei mosaica no meio da Igreja Cristã; A lei foi apenas um caminho para chegar até Cristo.
A promessa testamentária foi estabelecida por Deus através de Abraâm, no monte Sinai, ou “monte Agar”, em hebraico; e, a lei estabelecida por Deus, foi apenas para conduzir o povo até Cristo, de Cristo em diante foi estabelecido um novo conserto, ou nova aliança; Quer dizer que a lei e os profetas, com a nova aliança já não mais existem. Cristo redimiu os servos da lei, e os tornou filhos de Deus. Justificação pela lei, torna Cristo e a graça sem efeito; se voltar a lei, e voltar aos rudimentos da religião e a servidão do pecado. É provável que ainda haja os legalistas que colocam de volta a servidão ao pecado da maldição, que foi rejeitada pelo próprio Deus ao enviar seu único filho para nos libertar do juízo da lei. Ver: (Gálatas, Capitulo: 2;3;4 e 5).

Conclusão:

         Segundo o esposto acima podemos observar que a Lei tornou-se sem efeito com a Nova Aliança, apenas ficou como sombra do passado; foi um aio para conduzir até Cristo. Com o sacrifício de Cristo na Cruz tornou nos livre da escravidão do jugo da Lei. A lei e os profetas encerraram em Cristo, e nos deixou livre, tanto para os gentios como judeus. A salvação é pela Fé em Cristo Jesus. Os gentios e os judeus são unidos por Deus mediante a cruz de Cristo; as divergências que causavam a separação entre os dois povos desapareceram após o sacrifício de Cristo na cruz. A salvação é pela graça e não sacrifício; Jesus é o único mediador de uma “Nova Aliança de entre Deus e o homem”, Ver: (Sl. 51: 17; I Tm. 2: 5; Hb. 12: 24). O Antigo pacto era um símbolo transitório, Cristo é o mediador de um pacto melhor e eterno. Ver: (Hb. 8: 1). Cristo como filho do homem é superior aos anjos, sumos sacerdotes do antigo pacto, e a Moisés. Ver: (Hb. 4: 14; 3: 1; Hb. 2: 1). Cristo constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo, e o pai passou o legado para seu filho julgar o mundo e ressuscitar a quem quiser. Ver: (Jo. 5: 21,22; 17: 22 - 24Hb. 1: 2). O Apostolo São Paulo esclarece que ninguém censure o “cristão por aquilo que comem ou bebem, ou por não comemorarem as festas e feriados judaicos, ou as cerimônias de lua nova, ou os sábados. Estes eram preceitos apenas temporários, que terminaram quando Cristo veio. Eram apenas sombras da realidade do próprio Cristo. Ver: (Cl. 2: 16 -17).  (jfas).


Agradecimentos:

Ao meu querido e amado neto Dr. Carlos Natanael da Rosa, que com seu encorajamento, hábeis muito colaborou na digitação e auxilio de leituras, tornou este trabalho possível.
Consultas:
q Bíblia de Estudo Pentecostal.
q Bíblia de Estudo Dake.                                            
q Bíblia Viva 3a Edição Mundo Cristão.
q Dicionário da Bíblia, John D. Davis.                  
q Pequena Enciclopedia Bíblica  O.S. Boyer.


Bibliografia:


OBS: Este estudo foi elaborado por este servo do Senhor, em Português, Español e Inglês pela infinita graça de Deus. Autor das seguintes apostilas: A Hierarquia dos Anjos; A igreja e o Nepotismo; A mulher pode ser pastora; A nova Jerusalém Celestial; À queda do homem e a providência de Deus; Apostila inglesa; Bíbliologia; Controle Total; Cristão e a Maçonaria; Cristão e o Álcool; Cristão e o Sábado; Dispensação da Graça; Espírito Santo na Igreja; Hinnos y coros Cristiano; Hinos de corais Antigos; Igreja e o Sábado; Liturgia e a Igreja; Manual Pratico do Obreiro; Maratona Bíblia; O ano de Jubileu; O principio; O Cristão e a Mascara; Palestra para Família; Profecias do AT/NT; Teologia da Prosperidade; Teologia de Missão; Vamos nos conhecer nos Céus; Viene Jesús en español; Teologia da Música; A Igreja e o Jejum.O Arrebatamento da Igreja; O Juízo Final e o Trono Branco; O Tabernáculo;O Sacrifício Levítico;

José Fernandes Alves dos Santos, atualmente membro da IEAD de Canoas - RS. Brasil Evangelista 2º Responsável do Distrito Três; e, faz parte do conselho de Ética pastoral. Seu ministério e chamada ministerial são voltados predominantemente para a Educação Cristã, de modo que também trabalha como conferencista internacional, cuja especialidade na teologia é a Escatologia Bíblica, Hermenêutica & Exegese Bíblica, Teologia Sistemática, e a Pedagogia Cristã;Instrutor de Capacitação de Liderança da Ética Ministerial.Sou Capelão Militar e Instrutor do curso de Capelão Militar.             
Ø Foi Coordenador da EBD distrito três.
Ø Foi Coordenador de missões idem.
Ø É Capelão Evangélico Interdenominacional - CEI.
Ø Cursando 5º Sem. De Letras – Unilasalle – Canoas-RS.
Ø Formou oito turmas na disciplina de español através da “FUNDAPES”.
Ø Atualmente Cursando o 3º Semestre de Teologia Bacharelado – Unilasalle-idem
Ø Fez Parte da Diretoria Acadêmica – Setor “Ação Social”. Idem.
Ø Faço Parte da “Umergs” União dos Militares do Estado do RS. Presidente: CL. Salomão.
Ø Telefones: (51) 3463.1932//999597698//986516223-Oi//982747975-Tim.
Ø E - mail:  fernandesj17@gmail.com //capelaniamilitar.rs@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário