Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de março de 2013

Christian and Sanctification

Christian and Sanctification

Introdução:

Este estudo é uma forma “pedagógica” de conduzir o cristão ao caminho da verdade. Tratando-se dos seguintes Reinos: O Reino de Deus e do reino das trevas. É observado que há denominações que julgam de certa forma que para chegar a Deus é através de quantidade e outros são para fazer grau com os seus superiores julgando obter consagração de cargos ou posição hierárquico. Não se importando com matrimônios ilegais, hábitos mundanos e situações desordenadas, de vidas ambíguas. Ver: “Ml. 3: 18; Co. 6: 14-18.  “Jfas”.

1.      O Reino de Deus:

Nós seremos as primícias Sacerdotais Santos do Senhor e ministros de nosso Deus. Seremos Ministros consagrados para o nosso Deus. Fomos escolhidos pelo próprio Deus para sermos do Reino de Deus, Santos e puros e irrepreensíveis, em toda maneira de viver para mostrarmos aos outro como Deus os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz. Ver: (Ex. 19: 6; I Cr. 28: 9-10; Is. 61: 6; Jr. 2: 3; I Pd. 2: 5,9).

2. Frutos do Espírito Santo:

Os frutos do espírito Santo são: amor ágape, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança, contra essas coisas não há lei. Ver: (Gl. 5: 22).

2.1 Os Frutos do Espírito Santo:

Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama o fruto do Espírito. Esta maneira de viver se realiza no crente á medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele, o crente subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus. Davi orou e pediu a Deus que lhe desse um coração puro e um espírito reto.  Ver: (Sl. 51: 10; Rm 8: 5-17; Ef. 4: 2-14; Cl. 3: 12-15; I Ts. 5: 23; II Pe 1:4-9).

2.2 O fruto do Espírito Santo inclui:

1. Amor:

(gr. Ágape), O interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca. Ver: (Rm. 5: 5; I Co. 13: 1-13; Ef. 5:2; Cl. 3: 14).

2. Gozo:

(gr. Chara), A sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem a Cristo. Ver: (Sl. 119: 16; II Co. 6: 10; 12: 9; I Pd. 1: 8). “Jfas”.

3. Paz:

(gr. Eirene), A quietude de coração e mente baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu pai celestial. Ver: (Rm. 15: 33; Fp. 4: 7; I Ts. 5: 23; Hb. 13: 20).

4. Longanimidade:

(gr. Makrothumia), Perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero. Ver: (Ef. 4: 2; II Tm. 3: 10; Hb. 12: 1).

5. Benignidade:

(gr. Chestotes), Não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor. Ver: (Ef. 4: 32; Cl 3: 12).

6. Bondade:

(gr. Agathosune), Zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa o mal; pode ser expressa em atos de bondade ou na repressão e na correção do mal. Ver: (Lc. 7: 37-50).

7. Fé(gr. Pistis), Lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade. Ver:  (Mt 23: 23; I Tm 6: 12; 4: 7).

8. Mansidão:

(gr. Prautes), Moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso. Ver:  (II Tm. 2: 25; I Pd. 3: 15; Mt. 11: 29-33; II Co. 10: 1-6; Nm. 12: 3; Êx. 32: 19-20).

9. Temperança:

(gr. Egkrateia), O controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza. O ensino final de Paulo sobre o fruto do Espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. O crente pode e realmente deve praticar essas virtudes continuamente. Nunca haverá uma lei que lhes impeça de viver segundo os princípios aqui descritos. Ver: (I Co. 7:9; Tt. 1: 8; 2: 5).

3. Santificação:

O pecado e a Santificação não combinam. Na falta de conhecimento entra o pecado, e, desta forma Deus se afasta, porque a luz e as trevas e o pecado e a Santificação não podem andar juntas. Ver: (Is. 5: 16, 20, 24; Os. 4: 1-19; Ml. 3: 18; Mt. 22: 29; Jo. 5: 39; Gl. 5: 22 - 23; II Tm. 2: 15; Hb. 4: 12; Sl. 119: 105).  “Jfas”.

4. A Santificação e a Justiça:

É observado que a Santificação e a Justiça podem andar juntas e, sem elas ninguém verá a face do Senhor. Ver: (Rm. 6: 22; I Ts. 4: 1- 12; II Ts. 2: 13; Hb. 12: 14; 13: 4, 9, 12; I Pd. 1: 2).

5. Obras da carne:

As Obras da carne são manifestas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Obras da carne: carne (gr. Sarx), é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo o seu inimigo mortal. Aqueles que praticam as Obras da carne não poderão herdar o Reino de Deus. Por isso, essa natureza carnal pecaminosa precisa resistir e mortificada numa guerra espiritual contínua, que o crente trava através do poder do Espírito Santo. Ver: (Rm. 8: 4 - 14; Gl 5: 17, 19-21).

5.1 As Obras da carne são:

1. Prostituição:

(gr. Pornéia), imoralidade sexual de todas as formas. Isto, conclui também gostar de quadros, filmes ou publicações pornográficas. Os termos moichéia e pornéia são traduzidos por um só em português: prostituição. Ver: (Mt 5: 32; At. 15: 20; 21: 25; I Co. 5:1).

2. Impureza:

 (gr. Akatharsia), Pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos no coração. Ver: (Ef. 5: 3-5; Cl 3.5-10).

3. Lascívia:

 (gr. Aselgeia), Sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência. Ver: (II Co. 12: 21).

4. Idolatria:

(gr. Eidololatiria), A adoração de espíritos, pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e sua palavra. Ver: (Cl. 3:5).

5. Feitiçarias:

(gr. Pharmakeia), Espiritismo, magia negra, adoração de demônio e o uso de drogas e outros materiais, na prática de feitiçaria. Ver: (Ex. 7: 11, 22; 8: 18; Ap 9: 21; 18: 23). “Jfas”.

6. Inimizades:

(gr. Echthra), Intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizades extremas.

7. Porfias:

 (gr. Eris), Briga, oposição, luta por superioridade; Paulo fala que havia um espírito mundano que estava causando divisões nas igrejas de Corintios. Ver: (Rm 1: 29; I Co 1: 11; 3:3).

8. Emulações:

(gr. Zelos), Ressentimento, inveja amarga do sucesso dos outros. Ver: (Rm. 13: 13; I Co. 3:3).

9. Iras:

(gr. Thumos), Ira ou fúria explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas; Paulo exorta os Colossenses à santidade, e, ao amor fraterno. Ver: (Cl. 3: 3).

10. Pelejas:

(gr. Eritheia), Ambição egoísta e a cobiça do poder; Paulo fala que em Felipenses, na Macedônia Oriental, a 16 km, do Mar Egeu, havia alguns obreiros que pregava a Cristo por inveja e por fia, mas outros de boa mente. Ver: (II Co. 12: 20-21; Fp. 1: 16-17).

11. Dissensões:

(gr. Dichostasia), Introduzir ensinos cismáticos na congregação sem qualquer respaldo na palavra de Deus. Ver: (Rm. 16: 17-20).

12. Heresias:

(gr. Hairesis), Grupos divididos dentro da congregação, formando conluios egoístas que destroem a unidade da igreja; Paulo admite que seja necessário que haja heresia nomeio da igreja. Para os que não são se manifestem. Ver: (I Co. 11: 19).

13. Invejas:

(gr. Fthonos), Antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos.

14. Homicídios:

(gr. Phonos), matar o próximo por perversidade. A tradução do termo phonos na Bíblia de Almeida está embutida na tradução de methe, a seguir, por tratar-se de práticas conexas. “Jfas”.

15. Bebedices:

(gr. Methe), Descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante.

16. Glutonarias:

(gr. Komos), ­ Diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes. As palavras finais de Paulo sobre as obras da carne são severas e enérgicas: Quem se diz crente em Jesus e participa dessas atividades iníquas exclui-se do “Reino de Deus”, não terá salvação.

6. O Templo de Deus:

Nas cartas de Paulo aos Corintios ele adverte a forma e a maneira que deveriam proceder diante de Deus com a vida integra. Os Corintios acreditavam que Deus habitava só no Templo, e, Paulo informa que o Templo de Deus não é a casa edificada por mãos humanas; mas que Deus habita é no coração do homem edificado pelo próprio Deus. Ver (I Co. 6: 1-20).

7. Cristão ambíguo:

Que tem duplo sentido, confuso incoerente, não tem sentido definido. Josué adverte o povo de Israel aquém deveria servir. Por eles estariam servindo a dois senhores. E, Jesus diz: Se hoje ouvir a minha voz, não endureçai os vossos corações. Israel no deserto depois do êxodo do Egito, como advertência aos crentes de hoje no novo conserto. Ver: (Dt. 30: 19-20; Js.24: 15; Hb. 7-8; Ap. 3: 20).

8. Qualidade e não quantidade:

A qualidade está na propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas que as distingue das outras e lhes determina a natureza. Superioridade, excelência de alguém ou de algo. Dote, virtude, condição social; Na quantidade expressam grandeza volume números. Grande porção de pessoas ou de coisas, abundância.  A quantidade sem o seu objetivo não tem o seu valor. A qualidade esta no sumo, e, tem a sua importância.  “Jfas”.

9. Conclusão:

É observado no exposto acima já citado que para Deus não está na quantidade, mas na qualidade que é o sumo da importância. E, para tal é necessário seguir as regras da palavra do Senhor Jesus. Ver: (Mt. 22: 29; Jô. 5: 39; II Tm. 2: 15). “Jfas”.

Consultas:
Ø  Bíblia de Estudo Pentecostal - 1997
Ø  Bíblia Viva Mundo Cristão - 3º Edição
Ø  Pequena Enciclopédia Bíblica - O.S. Boyer
Ø  Dicionário Aurélio - 7º Edição
Ø  Bíblia de estudo Dake.

Agradecimentos:

Ao meu querido e amado neto Dr. Carlos Natanael da Rosa, que com seu encorajamento, hábeis muito colaborou na digitação e auxilio de leituras, tornou este trabalho possível.

Bibliografia:


OBS: Este estudo foi elaborado por este servo do Senhor, em Português, Español e Inglês pela infinita graça de Deus. Autor das seguintes apostilas: A Hierarquia dos Anjos; A igreja e o Nepotismo; A mulher pode ser pastora; A nova Jerusalém Celestial; À queda do homem e a providência de Deus; Apostila inglesa; Bíbliologia; Controle Total; Cristão e a Maçonaria; Cristão e o Álcool; Cristão e o Sábado; Dispensação da Graça; Espírito Santo na Igreja; Hinnos y coros Cristiano; Hinos de corais Antigos; Igreja e o Sábado; Liturgia e a Igreja; Manual Pratico do Obreiro; Maratona Bíblia; O ano de Jubileu; O principio; O Cristão e a Mascara; Palestra para Família; Profecias do AT/NT; Teologia da Prosperidade; Teologia de Missão; Vamos nos conhecer nos Céus; Viene Jesús en español; Teologia da Música; A Igreja e o Jejum; A igreja e a Reencarnação; Teologia do dizimo; O Juízo Final e o Trono Branco;O Tabernáculo;

José Fernandes Alves dos Santos, atualmente membro da IEAD de Canoas - RS. Brasil Evangelista 2º Responsável do Distrito Três; e, faz parte do conselho de Ética pastoral. Seu ministério e chamada ministerial são voltados predominantemente para a Educação Cristã, de modo que também trabalha como conferencista internacional, cuja especialidade na teologia é a Escatologia Bíblica, Hermenêutica & Exegese Bíblica, Teologia Sistemática, e a Pedagogia Cristã; e, é Monitor do curso de Capelão Interdenominacional > UNICAPI Presidente: Pr. Manuel Quadros; e Monitor do Curso de Capacitação de Liderança da Ética Ministerial.            
Ø Foi Coordenador da EBD distrito três.
Ø Foi Coordenador de missões idem.
Ø É Capelão Evangélico Interdenominacional - CEI.
Ø Cursando 5º Sem. De Letras – Unilasalle – Canoas-RS.
Ø Formou oito turmas na disciplina de español através da “FUNDAPES”.
Ø Atualmente Cursando o 3º Semestre de Teologia Bacharelado – Unilasalle-idem
Ø Fez Parte da Diretoria Acadêmica – Setor “Ação Social”. Idem.
Ø Faço Parte da “Umergs” União dos Militares do Estado do RS. Presidente: CL. Salomão.
Ø Telefones: (51) 3463.1932/999597698/986516223-Oi//982747975-Tim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário