Pesquisar este blog

domingo, 3 de março de 2013

To the seven Churches of Asia

As setes Igrejas da Ásia

Introdução:

João, filho de Zebedeu, apóstolo do amor e servo de Jesus, e o autor do livro de Apocalipse. Este foi escrito entre os anos 90 e 96 d.C, do 1º Século. Na ilha de Patmos na Ásia menor na atual Turquia. Nessa época, o imperador era o cruel Domiciano. Em nada diferia ele de Nero e Calígula, os dois mais odiados, perversos e sanguinários governantes de Roma. As sete cartas ás sete igrejas da Ásia Menor, ou atual Turquia, a quem todo o livro está dirigido. Essas mensagens para as igrejas aplicam-se a toda a era da igreja e vão até o arrebatamento da igreja, pouco antes da futura tribulação e da chegada do Anticristo, que ficará aqui durante os últimos sete anos desta era. As coisas que depois destas hão de acontecer, ou seja, os eventos após o arrebatamento da igreja. Entre elas estão às cenas no céu, os sete selos e suas afirmações em parêntesis, o milênio, o novo céu e a nova terra e os eventos da conclusão. Estatísticas: “66 livros da Bíblia; 22 capítulos; 404 versículos; 9 perguntas; 53 versículos de história; 10 versículos de profecias cumpridas; 341 versículos de profecias não cumpridas. (jfas).

1 - As sete Igrejas da Ásia

O Apocalipse, é o livro final das escrituras, desvenda os grandes acontecimentos do encerramento da história, inclusive a revelação de Jesus Cristo em Seu segundo advento. A palavra “apocalipse”, usada como título do livro, vem do grego “apokalupsis” que significa revelação daquilo que estava anteriormente escondido ou que era desconhecido.

No desdobramento deste tema central, Jesus Cristo é revelado na glória em contraste com a Sua apresentação, nos quatro evangelhos, na Sua humilhação. No apocalipse, Jesus Cristo é apresentado relacionado com o tempo como Aquele que é que era e que há de vir, Ele está relacionado com a Igreja, a tribulação, o “reino milenial”, e o estado eterno Cristo é apresentado neste livro como o Soberano dos reis da terra.

O esposo e a cabeça da igreja, o Leão da tribo de Judá, o Cordeiro que foi morto, o Sumo Sacerdote, e o Rei e Juiz. O livro é um registro do que o Apóstolo João viu e ouviu. Há um uso constante de símbolos. Referências aos acontecimentos do “AT”. E suas profecias são abundantes e, podem notar - se, mudanças de local da terra para o céu e de volta a terra. É uma narrativa do juízo divino e do conflito que varre todo o mundo.

2 - As três principais divisões que João recebeu:

a. As coisas passadas; e, as que viste, isto é, a visão de Patmos.

b. As coisas presentes, as que são, isto é, as igrejas existentes.

c. As coisas futuras, as que hão de acontecer depois destas, isto é, os acontecimentos depois da dispensação da igreja. É importante observar que, começando com o livro apresenta acontecimentos futuros.

3 - A terceira divisão do apocalipse na série dos sete:

Sete selos, sete trombetas, sete taças, sete flagelos e sete coisas novas. Importantes passagens que são parentéticas, suplementares ou corretivas podem ser observadas, tais como o remanescente judeu e os santos da tribulação o anjo, o livrinho e duas testemunhas e o Cordeiro, o remanescente do Armagedom, e as quatro aleluias no céu.

Estas passagens não têm seqüência de narrativa profética, mas, indo para trás e para frente, resumem o passado e antecipam o futuro. A ordem da narrativa é, portanto, cronologicamente inconsistente. A principal continuidade é fornecida pelos acontecimentos simbolizados nos selos, nas trombetas e nas taças. (jfas).

O propósito principal do livro é fornecer o cenário da revelação de Jesus Cristo. Destaca-se principalmente o período da tribulação que se crê coincidir com a septuagésima semana de Daniel. A grande tribulação, a última metade da “semana é o que apresenta especialmente. O clímax do livro começa com a revelação do Senhor Jesus cristo.

Os intérpretes do apocalipse deveriam ter em mente duas passagens bíblicas, muito do que agora parece obscuro vai se tornar claro àqueles para os quais foi escrito, com a aproximação do tempo.

4 - O Senhor Jesus e, às sete igrejas após a ascensão:

Ø      A abertura do rolo com os sete selos;
Ø      Parêntesis, judeus e gentios salvos durante a tribulação;
Ø      As sete trombetas;
Ø      Os juízos;
Ø      Personagens notáveis;
Ø      O surgimento e o reinado da besta e do falso profeta;
Ø      As sete taças com os flagelos;
Ø      O destino da Babilônia;
Ø      A batalha do Armagedom e o milênio a seguir;
Ø      O juízo final e a Cidade Santa;
Ø      A última mensagem da Bíblia;

5 - Carta à Igreja de Efeso, do amor esquecido:

a. O Senhor conhece e sabe se o líder não tolera o pecado dos que dizem ser apóstolos e não são, e sabe que eles mentem.

b. O Senhor tem contra o líder que ele perdeu o “primeiro amor”; e o Senhor adverte se não buscar e viver no primeiro amor eu, diz o Senhor, te tirarei o teu cajado.

c. A teu respeito sei que você detesta as obras dos nicolaitas, tal como eu detesto.

d. Promessa há todos que vencerem comerão do fruto da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus.

6 - Carta à igreja de Esmirna, que é confessante e mártir:

a. Sou o primeiro e o último, estive morto e voltei a viver.

b. Sei que você sofre pelo nome do Senhor; Sei tudo a respeito da tua pobreza; mas você tem riquezas celestiais.

c. Sei tudo dos que te caluniam e que se opõe contra você que dizem que são judeus os filhos de Deus; mas não são, porque sustentam a causa de satanás.

d. Não fique com medo que você está prestes a sofrer. Pois o diabo breve lançará alguns de vocês na prisão para experimentá-los. “Vocês serão perseguidos durante dez dias; Servem fortes e muito corajosos até a morte e eu darei a coroa da vida e não sofreram o dano da segunda morte”. (jfas).

7 - Carta à igreja de Pérgamo, que é casada com o mundo:

a. Eu, sei que mora da cidade onde está o trono de satanás no centro da adoração a ele; Apesar disso você tem sido fiel a mim como Antipas que foi minha fiel testemunha que foi martirizado pelos devotos de satanás.

b. Porém, tenho contra ti umas poucas coisas que “toleras alguns que procedem como fez Balaão, quando ensinou Balaque a destruir o povo de Israel a praticar pecados sexuais e estimulando as festas de ídolos”.

c. Mude sua atitude, caso contrário eu, virei a você subitamente com a espada da minha boca.

d. Ouça o que o espírito está dizendo; igrejas, e no que vencer, vai ganhar uma pedrinha branca.

8 - Carta à igreja de Tiatira, que é a igreja tolerante:

a. Eu estou ciente de todas as suas boas obras, sua generosidade com os pobres; suas dádivas e seu serviço a eles; conheço também seu amor, sua fé e sua paciência, e observo seu constante progresso em todas as coisas.

b. Todavia tenho contra você o seguinte: está permitindo aquela mulher “Jesabel”, que se chama a si mesma de profetisa, ensinar os meus servos que o pecado do sexo não é questão grave; e ela estiga a praticar imoralidade. Eu, o Senhor dei tempo para que se arrependesse, mas ela rejeitou; ela e todos os seus seguidores que praticaram a imoralidade, eu ferirei gravemente de morte.

c. E todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda profundamente o coração e a mente dos homens; Eu darei a cada um de vocês aquilo que merecer.

d. Eu darei poder sobre as nações, vocês as governarão com uma vara de ferro, tal como meu pai me deu autoridade de governá-las; E eu darei a vocês a estrela da manhã.

9 - Carta à igreja de Sardes, a igreja morta:

a. Eu conheço a sua fama de igreja viva e ativa, mas você está “morta”; E o pouco de que restou está morrendo. As suas obras estão longe de ser corretas aos olhos de Deus, (V.1).

b. Te aconselho que volte ao princípio; retenha firmemente e volte-as para mim outra vez. Se não o fizer, eu irei subitamente a você, sem ser esperado como ladrão, e o castigarei: (V.3).

c. Em Sardes há alguns que não mancitaram suas roupas com imundícias do mundo; Eles andarão comigo vestidos de branco, (V.4).

d. Todo aquele que vencer será vestido de branco, e eu não apagarei o seu nome do livro da vida; e anunciarei diante de seu pai e dos seus anjos que esse me pertence, (V.5).

10 - Carta à igreja de Filadélfia, a igreja do amor perfeito:

a. Eu conheço você que não é forte, mas tem procurado obedecer, e não tem negado o meu nome. Portanto eu abrirei uma porta que ninguém pode fechar, (3: 8). (jfas).

b. Aqueles que afirmam que são meus, mas sustentam as causas de satanás, eles estão mentindo, e cairão aos seus pés; E, eles verão que eu amo os que me “amam” de verdade (3:9).

c. Apesar da perseguição, vocês foram perseverantes, e me obedeceram; E, eu protegerei o tempo do grande sofrimento, e a tentação virá sobre todo mundo, (3: 10).

d. A todos que forem fiéis até o fim e me vencerem, farei coluna no templo do meu Deus; e, eu escreverei nele o nome do meu Deus; A nova Jerusalém, que desce do céu, vinda do meu Deus; e terá o meu novo nome gravado nela, (3: 12).

e. Todo aquele que pode ouvir, ouça o que o Espírito está dizendo às igrejas, (3: 13).

11 - Carta à igreja de Laodiceia, uma igreja morna:

a. Última carta. Eu sou a fiel testemunha de todas as coisas que foram feitas fonte primitiva na criação de Deus, (3: 14).

b. Eu te conheço bem, sei que você não é quente e nem frio; eu desejaria que você fosse ou uma coisa ou outra; já que você é meramento “morno”, eu o cuspirei para fora da minha boca.

c. Você diz que é rico e tem tudo quem necessito; não necessito de coisa nenhuma. E não percebe que espiritualmente você é um desgraçado, um miserável, um pobre, um cego e um nu.

d. O meu conselho a você é que compre de mim ouro puro, ouro purificado pelo fogo. Aí, você será rico de verdade. Adquira de mim vestes brancas, limpas e puras para que não fiques nu e envergonhado, e compre de mim colírio para que veja.

e. Ao que vencer sentara comigo no meu lado do meu trono, como eu me assentei ao lado de meu pai.

Conclusão:

João vê uma visão do Cristo ressuscitado no meio dos sete candelabros de ouro. Ele registra as mensagens de nosso Senhor às sete igrejas na Ásia romana. Em o apóstolo é arrebatado “no espírito” para o céu, de onde ele observa as coisas futuras no céu e sobre a terra conforme registrado. Embora esta seja a palavra usada para anjo, freqüentemente tem sido traduzida para “mensageiro”. A explicação mais natural nesse contexto é que eram homens enviados pelas sete igrejas para se informarem do estado do idoso apóstolo, agora exilado em Patmos; mas representam qualquer pessoa que transmite mensagens de Deus a uma igreja. As mensagens às sete igrejas têm uma referência quádrupla local, às igrejas as quais formas realmente endereçadas. As sete igrejas tinham seu perfil. (jfas).

Consultas:
                                                          
§    ­Bíblia de Estudo Pentecostal.
§    Bíblia de estudo Dake.                                             
§    Bíblia Viva 3a Edição Mundo Cristão.
§    Pequena Enciclopédia Bíblica O.S. Boyer.
§    Dicionário Internacional de idiomas.
§    Good News Bible y la Santa Bíblica.
§    Dicionário Aurélio

Bibliografia:


OBS: Este estudo foi elaborado por este servo do Senhor, em Português, Español e Inglês pela infinita graça de Deus. Autor das seguintes apostilas: A Hierarquia dos Anjos; A igreja e o Nepotismo; A mulher pode ser pastora; A nova Jerusalém Celestial; À queda do homem e a providência de Deus; Apostila inglesa; Bíbliologia; Controle Total; Cristão e a Maçonaria; Cristão e o Álcool; Cristão e o Sábado; Dispensação da Graça; Espírito Santo na Igreja; Hinnos y coros Cristiano; Hinos de corais Antigos; Igreja e o Sábado; Liturgia e a Igreja; Manual Pratico do Obreiro; Maratona Bíblia; O ano de Jubileu; O principio; O Cristão e a Mascara; Palestra para Família; Profecias do AT/NT; Teologia da Prosperidade; Teologia de Missão; Vamos nos conhecer nos Céus; Viene Jesús en español; Teologia da Música; A igreja e o Jejum; A igreja e a Reencarnação;Juízo Final e o Trono Branco; A Igreja e os Galardões; A Igreja e as Drogas; Jesus e os Milagres; As Profecias de Daniel; Escatologia a Volta de Jesus;O Arrebatamento da Igreja;

José Fernandes Alves dos Santos, atualmente membro da IEAD de Canoas - RS. Brasil - Evangelista 2º Responsável do Distrito Três; e, faz parte do conselho de Ética pastoral. Seu ministério e chamada ministerial são voltados predominantemente para a Educação Cristã, de modo que também trabalha como conferencista internacional, cuja especialidade na teologia é a Escatologia Bíblica, Hermenêutica & Exegese Bíblica, Teologia Sistemática, e a Pedagogia Cristã; E, Fundador do Curso de Capelão na Umergs e Coord. do curso de Capelão Interdenominacional; E, Monitor do Curso de Capacitação de Liderança da Ética Ministerial.
Foi Coordenador da EBD distrito três.
Ø Foi Coordenador de missões idem.
Ø É Sgt. Militar Capelão Evangélico Interdenominacional - CEI.
Ø Cursando 5º Sem. De Letras – Unilasalle – Canoas-RS.
Ø Formou oito turmas na disciplina de español através da “FUNDAPES”.
Ø Atualmente Cursando o 3º Semestre de Teologia Bacharelado – Unilasalle-idem
Ø Fez Parte da Diretoria Acadêmica – Setor “Ação Social”. Idem.
Ø Faço Parte da “Umergs” União dos Militares do Estado do RS. Presidente: CL. Salomão P. Fortes.

Ø Telefones: (051) - 3463.1932 / 9243.9195-Claro/99977698-Vivo/82747975-Tim/86516223-Oi

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário