Pesquisar este blog

domingo, 3 de março de 2013

Bibliology

Introdução:

É parte da teologia bíblica e da teologia histórica. Nos estudos superiores ela é chamada ISAGOGE, termo grego que significa conduzir para dentro porque tal estudo conduz o estudante para o interior do campo infinito das santas escrituras. Bibliologia é o estudo dos assuntos introdutórios à bíblia. Ela auxilia poderosamente o estudante na compreensão da bíblia, e é indispensável a qualquer área da bibliologia auxiliando na elucidação dos inumeráveis fatos bíblicos. Um dos pontos altos da bíblia é a exposição da milagrosa história da Bíblia como foi ela formada e como chegou ate nós. Sendo a bíblia um livro divino, mas produzida por canais humanos, e, para o ser humano, é natural que ela faça referências a tudo o que é humano e terreno, como: países, povos, raças, línguas, usos, costumes, culturas, montanhas, rios, desertos, mares, climas, solos, estradas, plantas, e ainda as maresias humanas. É este imenso palco da revelação divina que temos na bíblia. È necessário ter pelo menos uma noção desses fatos registrados na bíblia, para poder compreender e entender o que Deus quer lhe dizer. jfas

1. O que é a bíblia?
                             
A bíblia é a revelação de Deus á humanidade; seu autor é Deus mesmo. E, é a coleção completa dos livros chamada cânon, seu real interprete é o Espírito Santo. Seu assunto central é o Senhor Jesus Cristo. Esta atitude para com a bíblia é de capital importância para o êxito no seu estudo. Nossa atitude para com a bíblia mostra nossa atitude para como Deus. Sendo a bíblia a revelação de Deus, ela expressa a vontade de Deus. Ignorar a Bíblia é ignorar essa “vontade”. A bíblia é Deus falando do homem; é Deus através do homem, sempre é Deus falando.
                     
2. O Principio:

O que você entenderia pela palavra “Big – Bang” fatos que aconteceram a mais de 300 milhões de anos a.C. Segundo a ciência?

a) DEUS – Princípio, supremo. Considerado pelas religiões como superior a nautreza.
b) SER – Infinito, perfeito, criador do universo.
c) Superior – Aos homens, e a quem se atribui influência espiritual, benéfica ou maléfica, nos destinos do universo.
d) Princípio – Supremo de explicação da existência da ordem e da razão universal e garantia aos valores morais.  * Deus louvado.

3. Daniel Revela a Existência de Deus:

O profeta Daniel enfatiza a soberania de Deus, engrandecendo o seu nome e sua glória... Para Deus, não existe altura, extensão e profundidade. Ele é infinito, sem príncipio e sem fim - “Daniel 2: 20 - 22”.  Jfas”.

3.1 A bíblia Revela ainda o que Deus pode Ser:

a) Oniciente – Porque nada há encoberto perante ele. Sl. 33:13, 14; Ecl. 12:14; Rm. 2:16; Hb.4:13.
b) Onipresente – Porque não há lugar em que ele não possa estar. Am. 9:2; Sl. 139:1-16.

c) Onipotente – Porque ele tem o controle total de todas as coisas. Am. 9:5-6; Êx. 14:15-31; 15: 3 - 19; I Sm. 2:2-8.  Jfas”.

4. A Bíblia e sua História:

A Bíblia distingue-se em duas partes que são: O livro e a Mensagem na bíblia como livro de Deus, vemos dois aspectos: Sua história e sua estrutura. Este capítulo ocupa-se da história; o próximo trata da estrutura da bíblia como mensagem de Deus.

4.1 Materiais em que a bíblia foi originalmente escrita:

Papiro – da planta aquática.
Pergaminho – de pele animal curtida.

4.2 Formatos Primitivos da Bíblia:

Rolo – isto é, enrolado.
Códice uma espécie de livro de grandes proporções.

5. O Tipo de escrita Primitiva da Bíblia:

INICIAL – manuscrito que contém só maiúscula.
CURSIVO – manuscrito que só contém minúsculas.

5.1 As Línguas originais da Bíblia:
      
a) Hebraica – para o Antigo Testamento.
b) Grega – para o Novo Testamento.

6. Os escritos da Bíblia:

Foram cerca de 40 – escritores da bíblia, e levaram 16 séculos para escrevê-la, e pertenceram as mais variadas profissões e atividades.

7. Origem do nome da Bíblia:

Foi primeiramente aplicado às escrituras por João Crisóstomo, grande reformador e patriarca de Constantinopla, (398-404 AD), “BÍBLIA” significa etimologicamente coleção de livros pequenos.

8. A Bíblia e sua estrutura:

A unidade e existência física da Bíblia até os nossos dias podem ser explicadas como um milagre. Nela há 66 – livros, escritos por cerca de 40 escritores num espaço de 16 séculos.
“Os escritores na maior parte dos casos não se conheceram, por viverem em lugares diferentes de três Continentes, e escreveram em duas línguas principal Hebraica e Grega”.
 À distância de um escritor para um outro era muito remoto, às vezes um escritor iniciava um assunto e, séculos depois, um outro completava. O que seria fisicamente a Bíblia, se não fosse a mão de Deus.

8.1 Há nela sete características que atestam esta unidade que são:

a)  A bíblia de testemunho de um Deus uno.
b) A bíblia forma uma história contínua.
c) A bíblia fornece um só sistema de predição.
d) A bíblia desvenda progressivamente um só sistema de verdade.
e) A bíblia tem um só grande tema: “Jesus Cristo”.
 f) A bíblia testifica a respeito de uma redação una.
g) A bíblia mostra perfeita harmonia na revelação progressiva.  (jfas).

9. A Estrutura da Bíblia:

9.1 A bíblia divide-se em duas partes principais que são:

Antigo Testamento e Novo Testamento, (AT e NT).
O Antigo Testamento é três vezes mais volumoso do que o Novo Testamento.

9.2 As revelações entre eles são:

a) O Novo Testamento está no Antigo contido.
b) O Antigo Testamento é pelo Novo explicado.
c) A verdade está “encoberta no Antigo”.
d) A verdade está “descoberta no Novo”.

10. A Bíblia e sua Composição:

A bíblia contém 39 livros no Velho Testamento; 27 livros no Novo Testamento. Contendo um total de 66 livros. Entre o Antigo Testamento e Novo Testamento o maior livro da Bíblia é dos Salmos; o menos é III João.

11. A Bíblia divide-se em Capítulos:

No Antigo Testamento contém 929 capítulos; e no Novo Testamento contém 260 capítulos. Somando um total de 1.189 capítulos. O maior capítulo é Salmo 119, e o menor é o Salmo 117. A Bíblia foi dividida em capítulos em (1250 AD), por Hugo de Sain Tcher e Abade Dominicano, grandes estudiosos da Bíblia.

12. A Bíblia divide-se também em Versículos:

No Antigo Testamento contém 23.214 versículos; E no Novo Testamento contém 7.959 versículos, somando um total de 31.173 versículos. O maior versículo da Bíblia está no livro de Éster 8:9, e o menos está no lovro de Êxodo 20:13. No Novo Testamento o menor versículo está no livro de São Lucas 20:30, “E no livro de Jô 3:2”. A Bíblia foi dividida em versículos, em duas épocas diferentes, o Antigo Testamento em 1445 AD. Por Rabi Nathan,; e o Novo Testamento em 1551 AD. Por Robert Stevens, um impressor de Paris.  Jfas”.

13. Classificação dos Livros:

A Bíblia soma num total de 66 livros sem ordem cronologicamente.

13.1 O Antigo Testamento está dividido em 4 classes:

a) Lei – Gênesis a Deuteronômio: Cinco livros também chamados de Pentateuco.
b) História – Josué a Ester: Doze livros, História do Povo de Israel.
c) Poesia – Jó a Cantares: Cinco livros, por seu conteúdo e gênero, são chamados poéticos.
d) Profecia – Isaias a Malaquias: Dezessete livros; Os primeiros cincos são chamados maiores, e o doze restante são chamados de menores, referindo-se, ao volume escrito e não ao profeta.  “Jfas”.

13.2 Os 27 livros do novo Testamento também estão em 4 classes:

a) Bibliografia – São os quatro evangelhos; a vinda terrena de Jesus. 
b) História – É o livro de Atos dos Apóstolos; História da Igreja Primitiva.
c) Doutrina – São os 21 livros chamados epistolas ou cartas de Romanos a Judas.
d) Profecia – É o livro de Apocalipse.

14. O Tema central da Bíblia:

          O tema central de todos os livros da Bíblia é o Senhor Jesus Cristo. Ele mesmo no-lo declara em “São Lucas 24: 44 e São João 5: 39”. Considerando Cristo como tema central da Bíblia. Os 66 – livros poderão ficar resumidos em 5 palavras, todas referentes a Jesus, desta forma.

a) Preparação – Todo o Antigo Testamento.
b) Manifestação – Os evangelhos.
c) Explanação – As epístolas são os detalhes da doutrina.
d) Consumação – O Apocalipse trata-se de Cristo consumando todas as coisas.

14.1 Resumindo:

a) O Antigo Testamento – Jesus virá.
b) O Novo Testamento – Jesus já veio como Redentor.

 15. Religião:

É a crença na existência de uma força ou forças sobrenatural, considerada como criadora do Universo e como tal devem ser adorada e obedecida; a manifestação de tal crença por meio de doutrina e rituais próprios, que envolvem em geral, preceitos e Éticos. É a virtude do homem que presta a Deus o culto que lhe é devido; reverência às coisas sagradas, crença fervorosa, devoção.
Piedade. Crença numa religião determinada, Fé, culto. Vida religiosa abandonou o mundo e abraçou a religião. Qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolve uma posição filosófica, ética, metafísica, etc. Modo de pensar ou de agir; Princípios. jfas


Consultas:

Ø Casa publicadora das Assembléia de Deus – 5 edições.
Ø Impressa Batista Regular – 3 Edições
Ø Bíblia de Estudo Pentecostal, tradução de ALMEIDA, João Ferreira,
Ø Bíblia de Estudo Dake.
  


Bibliografia:


OBS: Este estudo foi elaborado por este servo do Senhor, em Português, Español e Inglês pela infinita graça de Deus. Autor das seguintes apostilas: A Hierarquia dos Anjos; A igreja e o Nepotismo; A mulher pode ser pastora; A nova Jerusalém Celestial; À queda do homem e a providência de Deus; Apostila inglesa; Bíbliologia; Controle Total; Cristão e a Maçonaria; Cristão e o Álcool; Cristão e o Sábado; Dispensação da Graça; Espírito Santo na Igreja; Hinnos y coros Cristiano; Hinos de corais Antigos; Igreja e o Sábado; Liturgia e a Igreja; Manual Pratico do Obreiro; Maratona Bíblia; O ano de Jubileu; O principio; O Cristão e a Mascara; Palestra para Família; Profecias do AT/NT; Teologia da Prosperidade; Teologia de Missão; Vamos nos conhecer nos Céus; Viene Jesús en español; Teologia da Música; A igreja e o Jejum; A igreja e a Reencarnação;Juízo Final e o Trono Branco; A Igreja e os Galardões; A Igreja e as Drogas; Jesus e os Milagres; As Profecias de Daniel; Escatologia a Volta de Jesus;O Arrebatamento da Igreja;

José Fernandes Alves dos Santos, atualmente membro da IEAD de Canoas - RS. Brasil - Evangelista 2º Responsável do Distrito Três; e, faz parte do conselho de Ética pastoral. Seu ministério e chamada ministerial são voltados predominantemente para a Educação Cristã, de modo que também trabalha como conferencista internacional, cuja especialidade na teologia é a Escatologia Bíblica, Hermenêutica & Exegese Bíblica, Teologia Sistemática, e a Pedagogia Cristã; E, Fundador do Curso de Capelão na Umergs e Coord. do curso de Capelão Interdenominacional; E, Monitor do Curso de Capacitação de Liderança da Ética Ministerial.
Foi Coordenador da EBD distrito três.
Ø Foi Coordenador de missões idem.
Ø É Sgt. Militar Capelão Evangélico Interdenominacional - CEI.
Ø Cursando 5º Sem. De Letras – Unilasalle – Canoas-RS.
Ø Formou oito turmas na disciplina de español através da “FUNDAPES”.
Ø Atualmente Cursando o 3º Semestre de Teologia Bacharelado – Unilasalle-idem
Ø Fez Parte da Diretoria Acadêmica – Setor “Ação Social”. Idem.
Ø Faço Parte da “Umergs” União dos Militares do Estado do RS. Presidente: CL. Salomão P. Fortes.

Ø Telefones: (051) - 3463.1932 / 9243.9195-Claro/99977698-Vivo/82747975-Tim/86516223-Oi



Nenhum comentário:

Postar um comentário