Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de julho de 2018

The History of the Christian Church

Introdução

            O estudo a seguir tem respaldo na hermenêutica em conexão com a profunda semântica fundamentada, refutando contrapontos teologicamente empíricos. Apresentaremos os principais acontecimentos relacionados a História  da  Igreja  Cristã, desde o início do primeiro século até 200 d.C, considerando uma noção de aproximação quando se trata de referências cronológicas. No inicio as igrejas estavam em formação e em sua maioria situadas ao redor de Jerusalém sob a orientação dos apóstolos, entre eles Pedro, João e Tiago. E entre os primeiros cristãos estavam os judeus e os gentios, os quais confessavam a fé em Jesus Cristo como Messias. Muitos judeus naquele tempo pensavam que tais seguidores de Jesus eram uma seita judaica, afirmando que os cristãos estariam professando uma religião misteriosa em torno do nome de Cristo. Tal fase, iniciada pouco após a ressurreição de Cristo, entre 30 d.C. e 300 d.C, chamada de Era apostólica ou Igreja Primitiva, foi marcada pela diversidade de povos aderindo a Jesus como seu Salvador, rompendo um paradigma de séculos.

1-Período Ano 1 dC.
Imperadores
Governadores
Acontecimentos
Augusto (29 aC a 14 dC)
Herodes, o Grande (37 aC a 4 dC)
Arquelau
(4 aC 6 dC)
Nascimento de Jesus (6 dC)
Tibério
(14 a 37 dC)
Pôncio Pilatos
(26 a 36 dC)
Batismo de Jesus (26 dC)


1a            Páscoa de Jesus (28 dC)


Morte, ressurreição e ascensão de Jesus (30 dC)

2-O período dos Apóstolos:


Pentecostes (30dC)
Calígula (37 a 41
dC)

Conversão de Paulo
(37 dC)

3-Período Ano - 40 dC.
Imperadores
Governadores
Acontecimentos
Cláudio (41 a 54 dC)
Herodes Agripa I (41 a 44 dC)
Inicio do termo Cristão e do ministério de Paulo (41 dC)


Morte de Tiago, filho de Zebedeu (44 dC)


Primeira viagem missionária de Paulo (48 a 49 dC)

4-Período Ano - 50 dC.
Imperadores
Governadores
Acontecimentos

Sérgio Paulo
procônsul 50 d.C.
Conferência em Jerusalém
(50 dC) perseguição aos cristãos pelos judeus.


2a viagem missionária de Paulo (50 a 53 dC)
Nero (54 a 68 dC)
Félix (52 a 60 dC)
3a viagem missionária de Paulo (54 a 58 dC)


5-Período Ano - 60 dC.
Imperadores
Governadores
Acontecimentos


Pócio Festo
(60 a 62 dC)
Paulo na prisão em Roma (61 a 63 dC)

Nero ateia fogo em Roma (64 dC) e Culpa os cristãos

1ª grande perseguição aos cristãos
Morte de Pedro em Roma (67 dC)


Morte de Paulo em Roma (67 dC)


6-Período Ano - 70 a 80 dC.
Imperadores
Fatos
Acontecimentos
O período dos apóstolos
Início da diáspora
Vespasiano (69 a 79 dC)

Destruição de Jerusalém e do Templo (70 dC)
Tito
(79 a 81 dC)

Antioquia o Centro do Cristianismo (70 dC)

7-Período Ano - 90 a 100 dC.
Imperadores
Fatos
Acontecimentos
O período dos apóstolos
Início da diáspora
Domiciano (81 a 96 dC)
Domiciano               quer ser adorado como “Senhor e Deus”.
Ele mata sua esposa por converter-se.
Os judeus e cristãos confirmam o canôn das Escrituras (90 dC)
Nerva (96 a 98 dC)

João em Patmos revelação do Apocalipse (95 dC)

Trajano
(98 a117 dC)

Morte de João 98 ou 100.


8-Período Ano - 156 dC.

            Surge a 1ª reforma na igreja primitiva: o Montanismo, um movimento carismático de cunho profético,dando ênfase a visões e revelações. Foi organizado na Frigia entre 135 e 160 por Montano com Priscila e Maximinia profetizas do movimento. Suas doutrinas em geral eram as mesmas do cristianismo católico. Surge o termo Igreja Católica Igreja Celestial tradução do manuscrito original em grego diz kαθολικός eκκλησία, que se pronuncia katholikón ekklésia, e quer dizer, exatamente, Igreja Católica. Pintores, artesãos, escultores, artesãos arquitetos, sacerdotes, tinham o cristianismo como uma ameaça nos seus negócios. O cristianismo não possuía altares, imagens, símbolos.

9-Período Ano - 160 dC.

            Marcião tenta introduzir o gnosticismo no cristianismo, uma espécie de movimento do tipo Nova Era; E, Os gnosticismo diziam que o Deus não podia ser o criador do mundo, diziam ainda que o Messias não podia ter um corpo físico. Atacavam o judaísmo como diabólico e, em particular, a Jeová como sendo o maligno. Rejeitaram todo o AT/NT,a não ser as cartas de Paulo    e algumas partes dos evangelhos.

10-Período Ano - 161 dC.

            O Martírio de Policarpo, Discípulo de João e Bispo de Esmirna; Discípulo de João e bispo de Esmirna, foi preso e martirizado por uma perseguição ordenada pelo imperador. Foi queimado vivo até a morte pela sua fé. Morre aos 86 anos como um exemplo e inspiração para os cristãos. Meio século depois do martírio de Santo Inácio de Antioquia, foi a vez do seu amigo São Policarpo, bispo de Esmirna, na Ásia Menor, hoje Turquia, experimentar o mesmo sacrifício no tempo de Antonino Pio.

11 - As narrativas Bíblicas:

            Ide contar a Boa Nova é o oitavo e último de uma série de livros sobre a narrativa da Bíblia, uma série que começa com Gênesis e termina com Apocalipse. Estes livros têm o objetivo de serem um guia para o estudo da Bíblia, um auxílio tanto aos professores como aos estudantes. São muito mais do que livros que contam a história da Bíblia e muito mais simples de serem usados do que coméntarios. Cada um deles pode ser analisado separadamente, para estudar um determinado período da história bíblica, ou pode ser usado em sequência com os outros, para formar uma pesquisa detalhada de toda a história da Bíblia.

            Ide Contar a Boa Nova é a história do começo da igreja e da propagação do evangelho através do resto do primeiro século. Engloba o livro de Atos, as Epístolas e o livro de Apocalipse. Em vez de oferecer uma exposição versículo a versículo, estudaremos o livro de Atos como uma narrativa. Quando chegarmos a lugares onde as epístolas do apóstolo Paulo se encaixam na narrativa da história, introduziremos e resumiremos a mensagem de cada uma delas. Quando tivermos terminado a narrativa do livro de Atos e discutido todas as epístolas escritas durante os anos cobertos pelo livro, olharemos rapidamente o restante da história do primeiro século e resumiremos as mensagens dos demais livros, ajustando-os dentro de sua estrutura histórica. Escolhemos o final do primeiro século para terminar nosso estudo da história bíblica, pela simples razão de que o seu encerramento marca o fim da época da inspiração.

            Este livro cobre as duas últimas partes de nosso esboço da Bíblia: a igreja primitiva e as cartas aos cristãos. Nunca perca o ponto de vista de seu estudo bíblico. O plano da redenção é uma única história, o desdobramento do plano que Deus concebeu antes de o tempo começar. Seu estudo do Novo Testamento pode ser muito enriquecido se você levar em conta o panorama geral da narrativa bíblica. Ver: (Efésios 3:11-13).

            A Criação; O Dilúvio; A Dispersão do Povo; Os Patriarcas; O Êxodo; A Peregrinação; A Conquista da Terra; Os Juízes; O Reino Unido; O Reino Dividido; Judá Sozinho; O Cativeiro; A Volta; Os Anos de Silêncio; A Vida de Cristo; A Igreja Primitiva; Cartas aos Cristãos.

12 - O Silencia da Igreja:

            Entre o final do Antigo Testamento e o início do Novo Testamento há uma lacuna de 400 anos sem a manifestação de um profeta de Deus. Durante esse longo período ocorreram eventos marcantes, guerras e o surgimento de diversos grupos que estão presentes nas páginas do Novo Testamento. Qual a característica desses grupos? O que idealizavam? Nesse artigo procuramos destacar, no formato esboço, uma coletânea de eventos ocorridos entre o Período Persa e o Período Romano, os quais envolveram a nação de Israel. Entre os
Testamentos; A definição - Trata do período de eventos que ocorreram entre o fim do AT e o início do NT. As datas são de 424 a.C até 5 a.C.

13 - O Livro de Atos:

            No contexto de toda a narrativa bíblica, o livro de Atos conta o começo da história da igreja que Jesus estabeleceu. Ele começa com a ascensão de Cristo e é o registro de como a grande comissão começou a ser cumprida. É escrito do ponto de vista das atividades dos apóstolos, especialmente Pedro e Paulo. De fato, o livro pode ser esboçado em duas grandes divisões, baseado no trabalho destes dois homens – Pedro e o Apostolo Paulo. Ver: (At. 1: 12; 13 - 28).

            Esteja ciente de que os eventos contados no livro de Atos são apenas uma amostra do trabalho que estava sendo feito por todos os apóstolos e por outros discípulos, enquanto iam por toda parte divulgando as novas sobre o Cristo. Esta não era, certamente, a única obra sendo feita, nem eram estes os únicos eventos que aconteceram nas vidas de Pedro e Paulo.

            Visto que o evangelho espalhou-se através do mundo durante o primeiro século, é claro que havia muitas pessoas trabalhando bastante para disseminar as boas novas. O livro de Atos dos Apóstolos poderia ser mais adequadamente chamado alguns dos Atos de Alguns Apóstolos.

14 - Abrangência do Livro:

            Do ano 4 a.C. ao 29 d.C.: Relatos dos Evangelhos Do ano 29 d.C. ao 63 d.C.: Atos Do ano 64 d.C. ao 96 d.C.: Perseguição Romana. O livro de Atos não nos conduz através do primeiro século inteiro. Os relatos do evangelho cobrem aproximadamente 33 anos. Atos cobre os 34 anos que se seguem, e então as epístolas e o Apocalipse nos dão uma ligeira visão do último terço do século. Ainda que Atos cubra apenas cerca de trinta anos, são três décadas muito importantes, durante as quais a igreja começa em Jerusalém e cresce para abranger todo o mundo romano. O livro começa com a ascensão de Cristo e termina com a prisão de Paulo em Roma.

15 - Importância do Livro:

            O livro de Atos destaca-se como um ponto alto de toda a história da Bíblia. A morte, sepultamento, ressurreição, ascensão e coroação de Cristo é o clímax da história de todos os tempos, mas ainda assim ela não teria feito nenhum bem à humanidade se não tivesse sido contada. Jesus veio para pagar o preço do pecado e para oferecer à humanidade a oportunidade de aceitar suas condições e de receber perdão pelos pecados, mas a humanidade tinha que aprender esses termos antes que essa oportunidade pudesse ser aceita. Os relatos dos evangelhos terminam com a admoestação aos apóstolos para que fossem contar a boa nova a todo mundo, a todas as pessoas. Aqueles que ouviram a boa nova e aceitaram a mensagem foram salvos.

            Aqueles que foram salvos, continuaram apenas em seu velho modo de vida, como se nada tivesse acontecido, não, aquelas pessoas salvas tornaram-se parte do reino de Deus, com Cristo como seu Rei, governando à direita de Deus; elas se tornaram os leais súditos de Cristo. Assim que cada indivíduo ouviu a mensagem e aceitou os termos da salvação, foi acrescentado por Deus ao grupo dos salvos, tornando-se uma parte do corpo de Cristo, a igreja.
A igreja é o reino que Jesus veio para estabelecer, os judeus queriam um rei militar sobre um trono em Jerusalém , mas Jesus não veio para ser esse tipo de rei. Em vez disso, ele veio à terra para possibilitar que os homens tivessem seus pecados perdoados e tornassem-se parte de um reino espiritual, no qual seus cidadãos dariam sua completa fidelidade a Cristo, seu Rei, com a esperança de um dia viverem no próprio céu, com seu Rei. Conforme o compromisso total que se faz quando se torna um cidadão do reino, o único meio de se tornar parte da igreja é ser salvo, para nascer de novo. É o processo de ser salvo que nos põe no grupo na assembléia dos salvos. Ver: (João 6:15; 18:36; At. 2:47; Jo. 3:5).

            A igreja (ekklesia, a palavra grega que significa”assembléia”) é a assembléia dos salvos de todos os séculos e de todas as nações sob o sol, desde que Jesus estabeleceu sua igreja no dia de Pentecostes. Não havia igreja antes do dia de Pentecostes porque Cristo tinha que morrer, ressuscitar dentre os mortos e ser exaltado à direita de Deus, antes que o plano da salvação estivesse disponível. Não poderia haver um “corpo dos salvos”, até que os homens pudessem ser salvos. Não poderia haver súditos no reino de Cristo, até que ele fosse Rei em seu reino. Somos altamente abençoados pelo privilégio de fazermos parte dessa igreja, de participarmos desse reino, de compormos o grupo dos salvos.

16 - Autoria:

            Não há muita dúvida de que Lucas tenha escrito o livro de Atos, há três razões principais: O prefácio em Atos endereça o livro a Teófilo. Nada se sabe sobre ele; alguns pensam que Teófilo não é o nome de uma pessoa, e sim um nome que designa os amantes de Deus em geral, pelo fato da palavra significar amante de Deus. O autor diz que escreveu um primeiro livro a Teófilo contando-lhe tudo o que Jesus começou a fazer e ensinar. De fato, um dos relatos do evangelho o livro de Lucas é endereçado a Teófilo. Também , o prefácio de Atos se sobrepõe ao fim do evangelho de Lucas de tal modo a evidenciar que esta era a intenção do autor de ambos os livros. A linguagem do livro contém vários termos médicos, o que é de se esperar de um escritor que era médico, e Lucas era o médico amado.

            Há certos trechos de Atos onde o escritor se inclui no grupo de Paulo, ao usar a palavra "nós". Estas partes são: Sabemos que Lucas foi companheiro de Paulo na prisão. e ele é o único companheiro que sabemos ter sido médico. Por este testemunho, bem como pelo testemunho dos cristãos que escreveram nos primeiros séculos da história da igreja, quase todos concordam em que Lucas escreveu o livro de Atos. Ver: (Col. 4:14; IITm. 4: 11; Filemon V.24;  Atos 16:11-18; 20:5-16; 21:1-18; e 27:1; 28:16).

17 - Época em que Foi Escrito:

            Durante a segunda viagem missionária de Paulo, quando ele e seus companheiros chegaram a Trôade, o autor do livro de Atos, Lucas, juntou-se a eles. É certo que Lucas não começou a escrever sua narrativa antes desse tempo cerca de 51d.C. Atos termina com a nota de que Paulo permaneceu na prisão em Roma por dois anos, por volta dos anos 62-63. Obviamente, o livro foi terminado após esta data, mas não muito depois, porque contém poucos fatos sobre a prisão de Paulo e nenhum sobre a libertação do apóstolo. Limitamos, portanto, o período durante o qual Lucas poderia ter escrito Atos ao tempo entre 51 e 63 d.C. Podemos, contudo, estreitar nossa estimativa ainda mais. Ver: (Atos 16: 6-10; 28: 30).

            Em seu prefácio ao evangelho de Lucas, o autor ressalta a pesquisa cuidadosa que fez ao ajuntar os fatos sobre Jesus. Isto significa que, mesmo que tivesse side guiado pelo Espírito Santo, como foram todos os escritores, ele também falou com testemunhas oculares dos eventos da vida de Jesus e cuidadosamente organizou sua informação em uma ordem lógica. Ver: (Lucas 1:1- 4).   

            Quando é mais provável que Lucas tivesse sido capaz de fazer tal pesquisa? Judéia e Galiléia eram os lugares em que ele podia encontrar a maioria das testemunhas da vida de Jesus. O tempo que vem a mente imediatamente são os dois anos em que Paulo foi prisioneiro em Cesárea. Ver: (Atos 24:27).

            Na última viagem a Jerusalém, quando Paulo foi capturado pelos judeus e colocado na prisão em Cesárea, Lucas estava com ele. Lucas ainda estava com Paulo quando chegou a hora de ele fazer a viagem a Roma para seu julgamento perante César. Eram os anos entre 58 e 60 d.C.. Quase certamente, portanto, este é o período quando Lucas escreveu o seu relato. Claramente, contudo, o evangelho de Lucas foi escrito antes do livro de Atos, é provável que Lucas tenha começado a escrever o livro de Atos apenas pouco tempo depois de ter escrito sua narrativa do evangelho. Talvez, até, o começasse antes de saírem de Cesárea, uma vez que a primeira parte do livro conta a história da igreja em Jerusalém, ou talvez o tenha escrito durante o inverno que foram forçados a passar na ilha de Malta, enquanto ele acompanhava Paulo a Roma, ou pouco depois que chegaram a Roma. O mais tardar, o livro foi escrito durante o tempo em que Paulo fora prisioneiro em Roma, sendo terminado pouco depois de sua libertação, mas antes do começo da perseguição à igreja por Nero (19 de Julho de 64 d.C.). Podemos, portanto dizer com segurança que Atos foi escrito entre os anos de 60 a 64 d.C. Ver: (At. 20: 5-6; At. 27:1;  At. 1:1;At. 28:1-16).

18 - A História:

            O professor não deverá “debater” o livro de Atos mas sim, apresentar a história de um modo fascinante. Atos é um livro de história, que conta a crônica da expansão do evangelho. Ponha as palavras da escritura em termos que seus estudantes possam entender (tal como usando a palavra idioma em vez de língua), e você terá respondido muitas questões antes que elas se apresentem. Conforme apareçam outras perguntas, responda-as francamente pelas Escrituras, usando explicações e evidências comprovadoras, adequadas à idade de seus estudantes, e então avance rapidamente para a próxima parte de sua narrativa. Lembre-se de usar qualquer fato geográfico, histórico ou arqueológico para esclarecer um ponto, não para soterrá-lo!

            Embora este livro seja história e ressaltamos a necessidade de tratá-lo assim, visto que ele relata o estabelecimento da igreja do Senhor há muitas falsas doutrinas que são refutadas no livro de Atos. Nosso estudo não seria completo se ignorasse estas importantes lições. Portanto, há muitas notas através do material para ajudá-lo, e aos seus estudantes, para entender o que a Bíblia ensina e o que não ensina referente a vários pontos doutrinários.  Apresente seus pontos claramente, mas não se detenha neles de uma forma que prejudique a história como um todo.

            Ainda que muitos pontos sobre doutrina sejam discutidos neste material, estamos plenamente cientes de que há muitos outro pontos não inclusos aqui que são igualmente importantes. Está além do propósito desta série de livros entrar nos argumentos técnicos envolvidos para refutar falsa doutrina. Essa é, realmente, uma importante área de estudo bíblico e necessária em nosso mundo, que está cheio de erro, mas esse não é o propósito deste estudo. Esta análise de Atos e das epístolas é parte de uma série de estudos sobre o ciclo narrativo da Bíblia.
           
É um esforço para mostrar como a história da igreja primitiva se desdobra, por que as epístolas foram escritas e quais eram suas mensagens básicas. Este livro deverá servir como uma base para capacitar os estudantes para os estudos mais complexos de vários assuntos que se apresentem num exame mais minucioso. É este ciclo narrativo que tem sido muito frequentemente negligenciado nas aulas bíblicas dos últimos anos, e é por isso que tentamos preencher essa lacuna com uma série de livros.

19 - A Necessidade de Estudar os Mapas:

            Será absolutamente necessário usar um mapa neste; e, desde a referência de Jesus a Jerusalém, Judéia, Sumária e os confins da terra bem no começo do livro, até a entrada do prisioneiro Paulo na cidade de Roma, um mapa será essencial para se entender o que estava acontecendo na história. Use-o constantemente. Isto aplica-se a todos, menos as classes mais jovens de crianças. Mesmo no caso deles, um mapa bem simples da Palestina, ou um mapa simples do mundo mediterrâneo, com o mínimo possível de nomes escritos em letras grandes, ajudará as crianças a começarem a aprender os fatos simples sobre as terras em que ocorreram os eventos bíblicos. Ver: (At. 1: 8; At. 28: 16).

20 - A Grande Comissão:

            De acordo com os relatos dos evangelhos, durante os quarenta dias entre a ressurreição e a ascensão, Jesus deu aos seus discípulos uma grande comissão: uma grande tarefa que deveriam realizar pelo resto de suas vidas. Era sua incumbência ir contar a todo o mundo sobre Jesus. Ver: (Mt. 28: 16-20; Mc. 16: 14-20; 24: 44-53).

            Eles tinham que dizer que o tão esperado Messias tinha vindo, que ele tinha feito a obra que Deus planejou, e que a salvação, agora, podia ser alcançada. Chamamos esta de a grande comissão, por causa da grandeza de sua intenção a todo o mundo e pela grandeza de sua mensagem, a da salvação.

            É o livro de Atos que nos conta como esta missão começou a ser levada adiante. Ele nos mostra os resultados que vieram com a pregação do evangelho, como o povo ouvia a história de Cristo e respondia, ou com obediência aos termos da salvação, ou com amargura e perseguição ao mensageiro.

            Ainda que não sejamos apóstolos e não possamos contar a história de Cristo como quem o ouviu e viu, a grande comissão é uma obra contínua que precisará ser desempenhada até o fim dos dias. Podemos ler e estudar a evidência registrada pelos escritores inspirados do Novo Testamento e podemos contar essa evidência a outros. É uma tarefa, uma missão que temos que cumprir como cristãos.

            Veja a tabela a seguir. Observe cuidadosamente os mandamentos dados por Jesus em cada um dos relatos da grande comissão. Então veja o raciocínio por trás da combinação dos mandamentos. Conforme você vai estudando o livro de Atos, compare cada conversão com a combinação de mandamentos nesse quadro.


Conclusão:


            Até o fim do primeiro século, visando cumprir o ide de Jesus, as igrejas missionárias difundiram-se em diversos territórios, tais como Palestina, Síria, Grécia, Turquia, Itália, Espanha, Grã-Bretanha, Pérsia, até à divisa da Índia, África, etc. Os cristãos reuniam-se para adorar a Deus mesmo em meio a perseguições, e o sacrifício de Inácio é um clássico exemplo: "Sou trigo de Deus", dizia ele, e os dentes das feras hão de me moer, para que possa ser oferecido como pão limpo de Cristo. E a razão pela qual Inácio está disposto a enfrentar a morte é que através dela chegará a ser um testemunho vivo de Jesus Cristo. A palavra Igreja tem origem grega "ekklesia", que fazia referência a um conjunto, uma assembléia de pessoas, e que fez parte do novo testamento em alusão ao corpo de Cristo, correspondendo ao grupo de pessoas à espera de Sua volta. Os que faziam parte da igreja de Jerusalém repartiam todos os seus bens, e alguns vendiam suas propriedades e davam à igreja para a divisão dos recursos entre todos do grupo. E viviam em comunhão nas orações, jejuns e no partir do pão, tornando-se a base do crescimento da Igreja Primitiva.


Consultas:
1-http://fernandezapostilas.blogspot.com.br/;
2-Enciclopédia Católica Popular > Portal. Eclésia. pt.
-Consultado em 26 de Janeiro de 2016!;
3-Bíblia de Estudo do Expositor – JIMMY SWAGGART;
4-Bíblia de Estudo – DAKE! E, outras consultam;
5-História do Cristianismo - A.Knght e W.Angln;


Agradecimento: Ao meu querido e amado neto Dr. Carlos Natanael da Rosa, que com seu encorajamento, hábeis muito colaborou na digitação e auxilio de leituras, tornou este trabalho possível.

Bibliografia:


OBS: Este estudo foi elaborado por este servo do Senhor, em Português, Español e Inglês pela infinita graça de Deus. Autor das seguintes apostilas: A Hierarquia dos Anjos; A igreja e o Nepotismo; A mulher pode ser pastora; A nova Jerusalém Celestial; À queda do homem e a providência de Deus; Bíbliologia; Controle Total; Cristão e a Maçonaria; Cristão e o Álcool; Cristão e o Sábado; Dispensação da Graça; Espírito Santo na Igreja; Hinnos y coros Cristiano; Hinos de corais Antigos; Igreja e o Sábado; Liturgia e a Igreja; Manual pratica do Obreiro; Maratona Bíblia; O ano de Jubileu; O principio; O Cristão e a Mascara; Palestra para Família; Profecias do AT/NT; Teologia da Prosperidade; Teologia de Missão; Teologia da Musica; Vamos nos conhecer nos Céus; A Igreja e o Jejum; A igreja e a Reencarnação; Teologia Apostólica; Igreja e os Galardões; O corpo e a Ressurreição; A Igreja e as Drogas; A igreja e a Patologia; Juízo Final e o Trono; Branco; As Profecias de Daniel; O Arrebatamento da Igreja; Os Sete selos do Apocalipse; UCAPEC - União de Capelães Evangélicos Ecumênico; História da Igreja Primitiva em (Resumo); A Palestina atual; A Hierarquia dos Anjos; (Pequena) História da Igreja Primitiva;


Dados pessoais:
José Fernandes Alves dos Santos (AD Canoas/RS), Evangelista, conferencista internacional e membro do conselho de Ética pastoral. Seu ministério e chamada são voltados predominantemente para a Educação Cristã, a partir de estudos que abordam: Teologia, Escatologia, Hermenêutica & Exegese Bíblica, Teologia Sistemática e Pedagogia Cristã; Autor de 46 Apostilas Escatológicas.
Experiências:
1) Foi pastor aux; 1°Coord. EBD; 1°Coord. Missão. 2)Fundador da Disciplina de Espanhol na FUNDAPES, Contratado pela Prefeitura Municipal de Canoas/RS. 3) Estagio de Três anos na Biblioteca Publica da Prefeitura de Canoas/RS; E Coord. De Internet; Ex-membro da Diretoria Acadêmica do Departamento de Ação Social - (Unilasalle Canoas).
Educação:
3°Semestre de Letras, 4°Semestre de Teologia (Unilasalle Canoas); Formado em União de Capelania Evangélico (UCEBRAS).
Atualmente:
Militar - Res. Psicólogo Pastoral e Industrial, Capelão Militar Evangélico e membro da UMERGS (União dos Militares Evangélicos/RS), na qual atuo como 1º Secretário e Coordenador da Região Metropolitana de Porto Alegre, fundador e diretor do Departamento de Capelania e Monitor do Curso de Capelania.
Telefones: +55 (51): 98651-6223 (Oi)/98274-7975 (Tim)/99959-7698 (Vivo).












Nenhum comentário:

Postar um comentário