Pesquisar este blog

domingo, 7 de julho de 2019

The Tabernáculo

Introdução


            Deus sempre desejou se relacionar com o seu povo. Ao longo das Escrituras Sagradas, o Pai Celestial buscou se revelar ao ser humano para relacionar-se com ele. Deus é um ser pessoal. Nesta primeira lição, veremos que o Tabernáculo foi construído para que Deus habitasse nele e se encontrasse com o seu povo. Assim, compreenderemos que essa construção requereu a participação humana por meio de ofertas voluntárias, que esse projeto veio da mente de Deus e que há uma relação tipológica entre o Tabernáculo e a Igreja de Cristo.

2-A parceria de Deus:

            A parceria de Deus com o povo de Israel para construção do Tabernáculo, mostrar que o Tabernáculo foi um projeto de Deus, pontuar a relação Tipológica entre o Tabernáculo e a Igreja.

3-A Construção do Templo:  

            Por que construir um Tabernáculo no deserto? O pioneiro pentecostal, Gunnar Vingren, que redigiu uma monografia para sua graduação teológica, na qual foi escrita à mão, e apresentada no Seminário Teológico Sueco, em Chicago, USA, em 1909, iniciou seu texto monográfico assim: Por ordem divina, o Tabernáculo propriamente dito, a mosaica tenda do Testemunho, constituiria uma morada sagrada, erguida segundo um modelo celestial”. Desde que os israelitas saíram do Egito e caminharam até as cercanias do Monte
Sinai, onde Deus falou com Moisés e revelou-lhe suas Leis, o Altíssimo quis habitar entre o seu povo. Para isso, Ele concedeu a Moisés a planta de uma “Tenda”, a fim de construí-la para reunir o povo de Israel diante
dEle e, assim, receber sua Palavra. Essa tenda, denominada “Tabernáculo”, era de caráter provisório, pois podia ser armada e desarmada durante a caminhada israelita pelo deserto. Entretanto, conforme escreveu Gunar Vingren, a razão principal de sua existência era a de servir como uma morada sagrada, o lugar de encontro entre Deus e seu povo.
Ver: (Êx. 25: 1-7).

            A materialização da obra de Deus: O projeto de Deus teve origem no céu, e se materializou
na Terra por meio de seus filhos. A construção do Tabernáculo se efetivou mediante a participação do povo
de Deus através de ofertas alçadas e voluntárias como o ouro, prata, cobre, pano azul, púrpura e carmesim. A obra de Deus requer parceria humana! No tempo da graça, o princípio da manutenção da igreja local é o
 mesmo. O dízimo e as ofertas alçadas são para o sustento das necessidades que envolvem uma igreja: projeto de construções de templo, de sustento de obreiros, de evangelização, de ações sociais, de educação cristã. Em vez de cultivarmos uma postura contrária, deveríamos voluntariamente ofertar à Obra de Deus como fruto de gratidão e reconhecimento de suas bênçãos em nossas vidas.
Ver: (Êx. 25:1-2; II Co. 9: 7).

            Três verdades bíblicas que o ofertante deve saber: A oferta foi um plano de Deus para o sustento de sua obra. No Antigo Testamento há uma promessa de bênçãos materiais para os que reconhecessem essa verdade. Aqui, não há o estímulo para se negociar oferta e bênçãos, mas a afirmação de que é a vontade do Senhor que contribuamos generosa e voluntariamente para a sua obra, reconhecendo que Ele domina até as nossas finanças. Isso deve ser voluntário, jamais por coação. Ver: (Êx. 25: 2).

            O ato de ofertar é voluntário:  O versículo dois mostra que o Senhor aceitaria a oferta de todo homem cujo coração se mover voluntariamente. Deus conhece cada um dos seus servos e servas, por isso, reconhece quem faz essa obra de maneira generosa ou egoísta. Jamais nosso Senhor aceitaria ofertas por coação, mas Ele deseja ver, em nós, uma atitude voluntária e amorosa: Porque, dou-lhes testemunho de que, segundo as suas posses, e ainda acima das suas posses, deram voluntariamente. Portanto, na Igreja de Cristo, não pode haver mercantilismo da fé! Você não pode se deixar coagir para trocar ou negociar o que é espiritual, a fim de receber bênçãos materiais. O que a Palavra de Deus diz é que você precisa amar ao Senhor de todo o coração e, constrangido por esse amor, doar voluntariamente. Essa perspectiva humilde gera bênçãos da parte de Deus. Ver: (Êx. 35: 29; II Co. 8: 3).

            Fidelidade ao Senhor trará abundância. A Bíblia nos ensina que quem é fiel no pouco será muito recompensado. Moisés foi um líder que compreendeu bem essa verdade e a viveu, pois o povo trouxe tanta oferta em ouro, prata, cobre, pedras preciosas e madeiras, que encheram os depósitos, e disseram a Moisés: o povo traz muito mais do que é necessário para o serviço da obra que o Senhor ordenou. Seja fiel ao Senhor. Ver: (Mt. 25: 21; Êx. 36: 5).

4-Quem Projetou a construção do Tabernáculo?       

            Os versículos que mostra a conclamação do Senhor ao seu povo para a construção do Tabernáculo por meio das ofertas alçadas, agora nos deteremos nos versículos oito a nove, pois estes revelam como Deus elaborou esse projeto. Ver: (Êx. 25: 1-9).

            Deus arquitetou o Tabernáculo, e me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Assim inicia o
versículo oito. O Tabernáculo seria um santuário em pleno deserto, onde Deus habitaria entre o seu povo. Desde o início, é perceptível o caráter provisório do projeto divino, pois o povo de Israel não faria uma peregrinação perpétua no deserto. Deus elaborou a engenharia e arquitetou toda a construção do Tabernáculo, dando a Moisés a relação dos materiais que deveriam ser utilizados. Por meio do legislador de Israel, o Senhor conduziu seu povo desde a saída do Egito até o Monte Sinai. Nesse monte, Ele revelou-se a Moisés e aos setenta anciãos do povo, bem como a Arão, Nadabe e Abiú, que viram a glória de Deus. Ali, a glória do Senhor estava presente e uma nuvem cobria o monte: “o aspecto da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte. Por quarenta dias e quarenta noites Moisés entrou no meio da nuvem e subiu até o cume do monte para ouvir a Deus. Ali, o Altíssimo deu a Moisés as diretrizes para construir o lugar onde Ele habitaria.
Ver: (Êx. 25: 8-11; Êx. 24: 15-17; Êx 24.18).  

            O Tabernáculo foi um projeto de Deus, embora Moisés haja sido formado academicamente no Egito, nenhum item do Tabernáculo era fruto de sua mente engenhosa e disciplinada. Recebendo instruções diretas de Deus, Moisés persuadiu ao povo hebreu a construir o Tabernáculo, pois este era um projeto celestial. O Pai desejava habitar entre os homens e derrubar a parede de separação erguida pelo pecado no Éden. Ele queria fundir o Céu com a Terra. Esse projeto glorioso só alcançaria o objetivo máximo na encarnação e crucificação de Jesus Cristo, seu amado Filho “na plenitude dos tempos. Ver: (Gl. 4: 4; Ef. 1: 5-10).

            O plano térreo do Tabernáculo. O plano térreo do Tabernáculo continha um espaço físico de 100 por
50 côvados aproximadamente, 50 por 25 metros, uma vez que um côvado equivale de 45 a 50 centímetros, pois a medida do côvado naqueles tempos era a distância entre o cotovelo e a ponta do dedo médio de um homem. (100x50x50x25x45x50).
Ver: (Êx.25: 9).

            O Pátio, esse espaço do Tabernáculo era chamado Átrio (ou Pátio) e era fechado por uma cerca feita de cortinas de linho fino torcido e presas por ganchos e pinos em pilares de madeira de acácia.

            O Altar dos holocaustos. No espaço externo dentro do Átrio, desde a Porta de entrada, havia o altar de bronze (ou cobre), onde eram feitas as ofertas queimadas e, principalmente, onde era feito o sacrifício pelos pecados do povo. Ver: (Êx. 27: 18; Êx. 27: 1-8; 38:1-6).

            A Pia de bronze (ou cobre). Havia, também, uma bacia de bronze (ou cobre), para que os sacerdotes
lavassem as mãos e os pés antes de entrarem no interior do Tabernáculo.
Ver: (Êx. 30: 18-21; 38: 8).

            A Tenda do Testemunho, o Tabernáculo, propriamente dito, era a parte interna e ficava dentro do Pátio, composto por duas partes: o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo (ou Santo dos Santos).

            O Lugar Santo, no Lugar Santo havia três elementos: o Candeeiro (Candelabro, ou Castiçal) de Ouro com suas sete lâmpadas; a mesa feita de madeira de acácia e coberta de ouro, era chamada Mesa dos pães da proposição. Por fim, ainda no Lugar Santo, de frente para a entrada de cortinas bordadas que dava para o
Lugar Santíssimo, estava o Altar de Incenso revestido de ouro, no qual se faziam intercessões pelo povo de Deus.
Ver: (Êx. 30: 1-6; 37: 25-28).

            O Lugar Santíssimo (Santo dos Santos). Por último, e de fato, em primeiro lugar, estava O lugar Santíssimo, onde se encontrava a única mobília, chamada de Arca do Concerto ou Arca do Testemunho, ou também Arca da Aliança, na qual se guardavam as Tábuas da Lei. Ver: (Nm. 10: 33; Êx. 25: 22; Êx. 31: 18).

5-A Tipologia entre o Tabernáculo e a Igreja:

            A importância dos aspectos tipológicos do Tabernáculo. O apóstolo Paulo deu importância a essa relação tipológica quando escreveu: tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança. O Tabernáculo de Moisés, no deserto, deixou profundas lições para a Igreja. Nessa tipologia, descobrimos uma relação com a Igreja e com o Senhor Jesus. Nas lições seguintes, veremos a importância simbólica do Tabernáculo em seus adereços, utensílios e cultos, seus ministros e ajudantes, sua ordem e o significado de cada item na relação espiritual tipológica com a igreja
de Cristo.
Ver: (Rm. 15: 4).

            A Igreja de Cristo é o Tabernáculo de Deus na Terra, o Tabernáculo e o Templo de Salomão simbolizam a Igreja de Cristo edificada para morada de Deus em Espírito”. Alguns textos do Novo Testamento fazem da tipologia o modo de comparação entre o Tabernáculo e a Igreja. Paulo tipificou a Igreja como edifício de Deus para falar de crescimento coerente e organizado da comunidade cristã. Neste edifício, os crentes em Cristo são identificados como “pedras vivas”, as quais são edificadas umas sobre as outras. Portanto, a Igreja é o edifício espiritual construído para morada de Deus como o Tabernáculo no Antigo Testamento. Ela também é tratada como Templo de Deus. A figura do templo, aqui, tem dupla referência, pois refere-se à Igreja e, também, ao lugar da presença de Deus. A Igreja é tipificada como a Casa de Deus, de caráter familiar, porque a palavra casa, nesse contexto, refere-se à família que mora na casa. O tabernáculo de Moisés era material, e Deus habitava nele; a Igreja é o tabernáculo espiritual onde o Altíssimo habita e se manifesta gloriosamente. Ver: (Ef. 2: 22; 1 Co. 3: 9; 1 Co. 3:16; 1 Tm. 3:15).

6-O Tabernáculo está dividido em três partes:

            A obra de Gunar Vingren, acerca do Tabernáculo está dividida em três capítulos: (1) Introdução, (2) O Tabernáculo e (3) Comparações e contraposições ao Tabernáculo. No terceiro capítulo, ele faz uma comparação do Tabernáculo, pelo qual o chama de tenda do testemunho”, com a Igreja de Cristo. Veja: Assim como a tenda do testemunho, com todos os seus utensílios, foi ordenada por Deus, a igreja cristã recebeu de Deus suas normas e seus mandamentos.

A tenda no Antigo Testamento era o lugar onde Deus se revelava, enquanto as igrejas cristãs são, hoje, o lugar da presença de Deus, o lugar onde se faz a sua vontade. O primeiro era constituído de riquezas e material precioso, o segundo é constituído também de material precioso, isto é, de almas humanas redimidas do pecado por meio da graça de Cristo Jesus. Desta forma, à tenda do Antigo Testamento se contrapõe a igreja cristã do Novo Testamento. A bacia com água ficava em frente da tenda e, na água, Arão e seus filhos limpavam seus pés e suas mãos antes de adentrarem o santuário para que não morressem. Já o batismo é a maneira pela qual o cristão ingressa na Igreja de Deus. Aquele que crê e recebe o batismo será salvo. Após o batismo, seremos sepultados com Deus, e assim como Cristo ressuscitou dos mortos, passaremos a caminhar em uma nova vida (VINGREN, Gunnar. O Tabernáculo e Suas Lições: Monografia de graduação em Teologia do fundador das Assembleias de Deus no Brasil, defendida em 1909 no Seminário Teológico Sueco de Chicago (EUA).

7-Reflexão Perguntas e Respostas:

1-Para Refletir – Perguntas e Respostas, A respeito do Tabernáculo: Um Lugar da Habitação de Deus, responda:


2-Como se efetivou a construção do Tabernáculo? A construção do Tabernáculo se efetivou mediante a participação do povo de Deus através de ofertas alçadas e voluntárias como o ouro, prata, cobre, pano azul, e púrpura, e carmesim.

3-Cite as três verdades bíblicas que o ofertante deve saber. (1) A oferta foi um plano de Deus para o sustento de sua obra; (2) O ato de ofertar é voluntário; (3) A fidelidade ao Senhor trará abundância.

4-O Tabernáculo foi fruto da mente engenhosa de Moisés? Não. Deus elaborou a engenharia e arquitetou toda a construção do Tabernáculo, dando a Moisés a relação dos materiais que deveriam ser utilizados.

5-Quais os elementos que constituem o plano térreo do Tabernáculo? A) O Átrio; B) O Altar dos holocaustos; C) A Bacia de bronze (ou cobre); D) A Tenda do Testemunho; E) O Lugar Santo; F) O Lugar Santíssimo (Santo dos Santos).

6-Como Paulo tipificou a Igreja? O Apóstolo Paulo deu importância à Tipologia Bíblica quando escreveu aos romanos: tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Ver: (Rm. 15: 4; CL. 2: 17).

8-Questionário:

1-Que significa o Tabernáculo?
2-Como se efetivou a construção do Tabernáculo?
3-Cite as três verdades bíblicas que o ofertante deve saber?
4-O Tabernáculo foi fruto da mente engenhosa de Moisés?
5-Quais os elementos que constituem o plano térreo do Tabernáculo?
6-Como Paulo Tipificou a Igreja?

9-Tipologia Bíblica – O Tabernáculo e a Igreja de hoje:

1-Os sacrifícios do Tabernáculo Tipificam o Sacrifício perfeito de Cristo. Ver: (Is. 53; Hb. 9: 1-9).
2-Mas fostes resgatados pelo precioso sangue de Cristo, como de Cordeiro sem. Ver: (I Pd. 1: 18-19).
3-Vocês estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito. Ver: (Ef. 2:22).
4-Deus não habita em templos feitos por homens... Ver: (At. 17: 24).
5-Eis que estou a porta e bato se alguém.... Ver: (Ap. 3: 20).
6-E sujeitou todas as coisas a seus pés, Jesus o SENHOR é o Cabeça de Igreja...Ver: (Ef. 1: 22-23).
7-O Tabernáculo Eterno. Ver: (Ap. 21: 1-4).
8-Dar o Testemunho do Jovem condenado a Morte nos USA.O Governador veste de Padre é Rejeitado.

10-Genealogia de Moisés: 

1). Arvore genealógica de Anrão como sendo o pai de Moisés, neto de Coate e bisneto de Levi. Moisés era filho de Anrão e Joquebede, da Tribo de Levi; O seu irmão mais velho era Arão e a sua irmã chamava-se Miriam. Ver: (Ex 6: 16-20 e 2,7).

11-Moisés viveu entre os anos:

2). Moisés viveu entre os anos de 1592 -1472 a.C. considerado profeta israelita, pertencente a tribo sacerdotal de Levi e considerado o autor da Bíblia Hebraica, correspondente aos 5 primeiros livros da Bíblia chamados também de Pentateuco.

3). Para o povo Judeu é o mais importante líder religioso. O cristianismo também da mesma forma o destaca como um dos patriarcas bíblicos. Sua história e trajetória como grande líder vem descrita no Antigo Testamento.

4). Acredita-se que por volta de 1.700 a.C. os hebreus se transferiram para o Egito fugindo de uma seca intensa, estabelecendo-se no delta do rio Nilo sob proteção dos hicsos reis pastores, povo que conquistou o território, recebendo uma série de benefícios. Com o fim do domínio hicso, os hebreus acabaram por ser transformados em escravos. Por volta do ano 1.250 a.C., liderados por Moisés e mais tarde por Josué retornariam à Palestina, no acontecimento que ficou conhecido como Êxodo.

5). Entrada no Egito liderado por Jacob: Cerca de 1.700 a.C. 

6). Saída do Egito liderado por Moisés e Arão: Cerca de 1.270 a.C.

7). Moisés era filho de Anrão e Joquebede, eram da Tribo de Levi.

8). Os filhos de Jacob que se tornaram em Tribos: (Ruben, Simeão, Judá); (Zebulom, Issacar, Dã); (Gade, Aser, Naftali e Benjamim); (Efraim e Manasses eram filho de José com Azenate). 

12-Uzá toca na Arca e Morre:

            E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a sua mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam. Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus. Ver: (I Cro. 13: 9-10) 

            Deus estabeleceu regras para levar a arca, a morte de Uzá parece radical, mas veremos o que Deus nos ensina com essa lição: Somente os levitas na lei de Moisés poderiam transportar a arca da aliança; Quando Arão e seus filhos, ao partir o arraial, acabarem de cobrir o santuário e todos os seus móveis, os filhos de coate virão para levá-lo; mas nas coisas sagradas não tocarão, para que não morram; esse é o cargo dos filhos de coate na tenda da revelação. Existem ministérios específicos, em que cada um precisa realizar, a presença do Senhor só deveria ser levada por pessoas separadas para aquela função.
Ver: (Núm. 4: 15).

            Uzá era filho de Abinadabe pai da generosidade, a arca havia ficado pelo menos 20 anos em sua casa, A arca permaneceu em Quiriate-Jearim muito tempo; foram vinte anos. E todo o povo de Israel buscava o Senhor com súplicas. Certamente se acomodaram, não prestando a devida reverência à presença do Senhor. Ver: (I Sm. 7:2).

            Deus ordenou que aos coatitas não desse nada, pois eles deveriam carregar nos ombros os objetos sagrados pelos quais eram responsáveis. Quem leva a Shekinah (a glória de Deus) não deve sentir-se sobrecarregado e querer levá-la, em carros, pois ela não é pesada. Não é sacrifício levar a presença do Senhor. Ao desprezar a ordem divina de carregar a arca nos ombros, Davi estava demonstrando desobediência, queremos fazer do nosso jeito, e não é isso que Deus nos pede, ele pede que façamos do modo DELE.

            Davi não pediu primeiro conselho aos sacerdotes e levitas, consultou os militares e os príncipes e aos mensageiros e em toda a terra de Israel. Nos mostra que antes de tomarmos decisões importantes devemos consultar à Deus em primeiro lugar. Quantas decisões importantes tomaríamos com a ajuda de Deus, e seus servos. Mas vem Obede-Edom (servo do Senhor). Obsede tem origem hebraica. Surge a partir do nome hebraico Oved, que significa “o que serve” ou, possivelmente, o que adora. A arca do Senhor ficou na casa dele por três meses, e o Senhor o aben­çoou e a toda a sua família. E disseram ao rei Davi: “O Senhor tem abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele possui, por causa da arca de Deus”. Então Davi, com grande festa, foi à casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus para a Cidade de Davi. Ver: (II Sm. 6: 11-12).

            Obede-Edom era Edomita, descendente de Esaú inimigo do povo de Israel, mas era servo, como um estrangeiro poderia receber a presença de Deus em sua casa? Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Um homem que seria discriminado aceita a glória de Deus em sua casa, e prospera muito. Ver: (I Pd. 2: 4-5).

            Obede-Edom não foi levita por descendência, mas por sacerdócio. Também deixou Obede-Edom e seus sessenta e oito parentes para ministrarem com eles. Obede-Edom, filho de Jedutum, e também Hosa foram porteiros. Ver: (I Cr. 16: 38).

            E com servos e adoradores a Shekinah de Deus é restaurada: E Davi ia vestido de um manto de linho fino, como também todos os levitas que levavam a arca, e os cantores, e Quenanias, mestre dos cantores; também Davi levava sobre si um éfode de linho. E todo o Israel fez subir a arca da aliança do Senhor, com júbilo, e ao som de buzinas, e de trombetas, e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas. Ver: (I Cr. 15: 27-28).

            Obede-Edom era um homem geteu (Gate-Hefer, Gate-Rimon; provavelmente não pode ser Gate filisteia pois era levita), em cuja casa foi guardada a Arca da Aliança. Obede Edom se tornou guarda do Templo. Também foi Levita por pouco tempo quando a Arca da Aliança voltou à Jerusalém. Ver: (I Cr. 15:21; 16:38).

            Significado do Nome Obede: Obede tem origem hebraica. Surge a partir do nome hebraico: Oved, que significa o que serve ou, possivelmente, o que adora”.

Os edomitas eram os descendentes de Esaú, irmão de Jacó e filho de Isaque. Eles são assim chamados porque o termo Edom é aplicado a Esaú. A palavra Edom vem de um termo hebraico que faz referência à cor vermelha. A origem do termo Edom aplicado a Esaú e consequentemente aos edomitas, é debatida entre os intérpretes.

            O significado de Edom: Edom significa vermelho”. Esse termo é utilizado na Bíblia para se referir a Esaú, ao território de Edom e aos habitantes deste território. Basicamente existem três explicações principais sobre a aplicação e significado de Edom. A primeira e mais aceita pelos estudiosos, diz que o termo Edom foi aplicado a Esaú e aos seus descendentes em conexão com guisado pelo qual ele trocou o seu direito de primogenitura. O guisado que Jacó preparou para ele tinha a coloração avermelhada.

            Mas Esaú também era ruivo, e o uso do termo Edom pode estar relacionado a esta característica física. A terceira e última hipótese para o uso do termo Edom está relacionado as características geográficas daquela região. Ali há muitos rochedos e montanhas de arenito vermelho. Se esta última hipótese estiver correta, então há chances de aquela terra ter sido chamada de Edom antes mesmo dos descendentes de Esaú habitá-la.

Conclusão


Esta lição teve por objetivo levar ao aluno à compreensão da (Tipologia do Tabernáculo em relação à Igreja). O Tabernáculo seria mais do que um Protótipo ou Modelo Futuro da Igreja, no qual Deus revelaria a sua glória. Esse Tabernáculo aparece como um bem futuro que aponta para a Pessoa de JESUS CRISTO, que veio a esse mundo mostrar, na prática, o desejo de Deus em habitar com os homens. ELE, fez isso na encarnação de seu Filho, o TABERNACULO Divino. Ver: (CL. 2: 17).


Consultas:

1) Revista Ensinador Cristão – CPAD, nº 78, p.36. para enriquecer a lição;
2) Consulta: Livero de Gunnar Vingren.
3) Bíblia de Estudo – Scofield.
4) Bíblia de Estudo – Dake.


Agradecimentos:
Á o meu querido neto Dr. Carlos Natanael da Rosa, que com seu encorajamento, hábeis conselhos e paciente apoio tornaram este trabalho possível.

   Bibliografia:
OBS: Este estudo foi elaborado por este servo do Senhor, em Português, Español e Inglês pela infinita graça de Deus. Autor das seguintes apostilas: A Hierarquia dos Anjos; A igreja e o Nepotismo; A mulher pode ser pastora; A nova Jerusalém Celestial; À queda do homem e a providência de Deus; Apostila inglesa; Bíbliologia; Controle Total; Cristão e a Maçonaria; Cristão e o Álcool; Cristão e o Sábado; Dispensação da Graça; Espírito Santo na Igreja; Hinnos y coros Cristiano; Hinos de corais Antigos; Igreja e o Sábado; Liturgia e a Igreja; Manual Pratico do Obreiro; Maratona Bíblia; O ano de Jubileu; O princípio; O Cristão e a Máscara; Palestra para Família; Profecias do AT/NT; Teologia da Prosperidade; Teologia de Missão; Vamos nos conhecer nos Céus; Viene Jesus en español; Teologia da Música; A igreja e o Jejum; A igreja e a Reencarnação; O Arrebatamento da Igreja ; Juízo Final e o Trono Branco; A Igreja e os Galardões; A Igreja e as Drogas; Jesus e os Milagres; As Profecias de Daniel; O Tabernáculo;

José Fernandes Alves dos Santos, atualmente membro da IEAD de Canoas - RS. Brasil - Evangelista 2º Responsável do Distrito Três; e, faz parte do conselho de Ética pastoral. Seu ministério e chamada ministerial são voltados predominantemente para a Educação Cristã, de modo que também trabalha como conferencista internacional, cuja especialidade na teologia é a Escatologia Bíblica, Hermenêutica & Exegese Bíblica, Teologia Sistemática, e a Pedagogia Cristã; e, é Monitor do curso de Capelão Interdenominacional;Monitor do Curso de Capacitação de Liderança da Ética Ministerial;Formado em Capelania Militar e Instrutor.          

ØFoi Coordenador da EBD distrito três.
ØFoi Coordenador de missões idem.
ØÉ Capelão Evangélico Interdenominacional - CEI.
ØCursando 4º Sem. De Letras – Unilasalle – Canoas-RS.
ØFormou oito turmas na disciplina de español através da “FUNDAPES”.
ØAtualmente Cursando o 4º Semestre de Teologia Bacharelado – Unilasalle-idem
ØFez Parte da Diretoria Acadêmica – Setor “Ação Social”. Idem.
ØFaço Parte da “Umergs” União dos Militares do Estado do RS. Presidente: CL. Giova Pazato Canto.
ØAtuo como 1ºSecretário e Instrutor do curso de Capelão Militar.
ØE - mail: < capelaniamilitar.rs@gmail.com > http://fernandezapostilas.blogspot.com.br/
ØTelefones: (051) - 3463.1932/999597698-Vivo/982747975-Tim/986516223-Oi

Nenhum comentário:

Postar um comentário