Pesquisar este blog

domingo, 15 de setembro de 2019

After death where do we go?


Introdução

            Este estudo tratará de um tema conhecido pela capacidade de suscitar controvérsias na esfera teológica, devido à abordagem adotada por duas correntes consideradas radicais na defesa de suas teses. Tais teorias buscam responder a questões relativas à composição do ser humano, seja como um ser dicótomo, dotado apenas de corpo e espírito ou corpo e alma, ou tricótomo, munido de corpo, alma e espírito. Estaremos trabalhando os argumentos na forma hermenêutica, em conexão com a semântica e a exegese, em rejeição à teologia empírica.

1 – Corpo:

            A matéria é um projeto do Deus Eterno, criador de todas as coisas, tanto as visíveis quanto as invisíveis. É Ele que exerce o controle total e nada foge do seu alcance. Não há altura, extensão ou profundidade para o Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente.

2 – A Formação do corpo:

            No processo de formação humana, o Criador utilizou o pó da terra que contém os (vinte e um) elementos presentes no nosso corpo físico e são responsáveis pelas reações dos nossos sentidos. Uma agregação metabólica nos parâmetros precisos, pois somos a prova viva da existência do cosmos e da concretude magistral do plano do Deus altíssimo. Ver: (Gn. 2: 7; Gn. 3: 19).

            Seis décimos da matéria corporal são compostos por oxigênio, e considerando as aglutinações de carbono, hidrogênio e nitrogênio desvendamos 95% de nossa estrutura física, incluindo a água corporal que circula em um organismo adulto. As propriedades de tais elementos formam as moléculas de proteína, gordura e carboidrato, que constroem os nossos tecidos.

            Todavia, a combinação dos elementos de constituição não passaria de um grande amontoado de moléculas sem os outros 5%. Entre todos os elementos químicos existentes na natureza, apenas dezessete são responsáveis por todas as reações que acontecem dentro de nós, desde a respiração e a produção de energia até a eliminação dos radicais livres, moléculas acusadas de nos levar ao envelhecimento, entre outras coisas.

3 – Os Elementos Químicos:

            Esses dezessete elementos químicos são a chave que regula todo o processo da vida, diz o químico Henrique Toma, da Universidade de São Paulo, que há quinze anos estuda as reações que comandam o metabolismo humano. Alguns aparecem em pequeníssimas porções.

            A quantidade de ferro no corpo de uma pessoa que pesa 70 quilos, por exemplo, não passa de 5 miligramas. É pouco, mas fundamental para o bom funcionamento do organismo. A Medicina descobriu isso durante a Segunda Guerra Mundial, conta o endocrinologista Domingos Malerbi, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Muitos soldados sofreram ferimentos graves na região do abdômen, afetando o aparelho digestivo, e não podiam se alimentar por vias normais. Então, era ministrado, pela veia, soro misturado com os elementos químicos que já se sabia serem importantes. Assim foi possível identificar que tipo de sintoma ocorria quando havia deficiência de algum deles.

            Quem tem uma dieta equilibrada entre carnes, vegetais, ovos e leite não precisa se preocupar com a falta desses ingredientes químicos. Alguns estão presentes em maior quantidade nos vegetais verdes, outros na carne, mas todos são comuns na maioria dos alimentos, diz Malerbi. Existem ainda os turistas, elementos que aparecem no corpo mas estão apenas de passagem, sem função alguma. O alumínio é um deles. Geralmente, são os alimentos cozidos em panelas comuns que dão carona a ele para dentro do corpo. O metal permanece por algumas horas, ou poucos dias, e depois é eliminado na urina.

4 – Os dezessete ingredientes que fazem um homem:

1- Flúor: Os dentes, que também são ossos, são compostos por fosfato de cálcio; O flúor se combina com essa substância formando uma outra, chamada fluoropatita, muito mais resistente. Com isso as bactérias da boca não conseguem fazer seu trabalho sujo e os dentes ficam protegidos

2- Potássio ajuda contração muscular: O potássio é um dos principais responsáveis na contração e no relaxamento dos músculos. Ele fica do lado de dentro da célula e troca de lugar com o sódio, que está na parte de fora, quando um impulso nervoso enviado pelo cérebro chega ao músculo. Isso permite que ele se contraia. O processo ocorre não só nos movimentos voluntários, mas também nos batimentos cardíacos. Se houver falta ou excesso de potássio, o coração pode parar.

3- Sódio é o controlador das águas: Dos 42 litros de água existentes no corpo, dois terços estão dentro das células e o resto no sangue e outros fluidos. O sódio é quem regula o balanceamento da água, tirando das células, por osmose (quando o fluido passa de um meio menos concentrado para um mais concentrado), e jogando na corrente sangüínea. Assim, se mantém o volume de sangue em circulação. Junto com o potássio, regula também a contração muscular.

4- Cobre não deixa você derreter: Se o organismo produzisse toda a energia que precisa de uma única vez, o calor gerado seria tanto que o corpo pegaria fogo. O cobre localizado na membrana da mitocôndria (estrutura da célula onde é produzida a energia) faz com nosso combustível seja liberado aos poucos.

5- Cálcio trabalha como porteiro:  O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano. Uma pessoa que pese 70 quilos tem entre 1 e 1,5 quilo de cálcio no organismo, sendo que 99% dele participa da formação dos ossos. O restante funciona como leão-de- chácara da célula: ele fica na membrana e decide o que entra e o que sai.

6- Selênio na cola dos radicais:

O papel do selênio no organismo não está totalmente esclarecido, mas é certo que ele faz parte das enzimas destruidoras de radicais livres, moléculas instáveis liberadas durante a produção de energia que estão prontas para se ligarem com quem cruzar na sua frente. Os radicais são acusados de causar o envelhecimento e várias doenças, como problemas no coração.

7- Manganês auxilia crescimento:

O manganês faz parte das enzimas que disparam as reações químicas responsáveis pelo amadurecimento celular. Sem ele, o feto não se desenvolve perfeitamente. Além disso, ele ajuda o selênio a expulsar os radicais livres.

8- Molibdênio cria a boa gordura:

O molibdênio ajuda em várias reações químicas que acontecem dentro do organismo. Uma delas é fazer com que a gordura ingerida com os alimentos seja transformada em outro tipo, que possa ser aproveitado pelo organismo. Ajuda também na eliminação de radicais livres.

9- Ferro caça oxigênio: O ferro é um dos principais componentes da hemoglobina, o pigmento das células vermelhas do sangue. É ele quem agarra o oxigênio captado pelos pulmões e o carrega para o restante do corpo.

10- Com zinco não tem bolha: Quando as células produzem energia, liberam gás carbônico, que segue pela corrente sanguínea. Só que qualquer gás no sangue forma bolhas, e isso seria a morte. Só o zinco pode evitar que o corpo se transforme em uma imensa garrafa de refrigerante. Ele faz com que o gás carbônico fique em estado líquido, não oferecendo risco. Além disso, junto com o cobalto, o zinco ajuda a transformar as proteínas dos alimentos em outras que possam ser aproveitadas pelo organismo.

11- Iodo é bom de ritmo: Os hormônios produzidos pela glândula tireoide regulam a velocidade de todo o metabolismo do corpo e controlam o fluxo de energia. Para que eles possam exercer essa função têm que estar ligados a três ou quatro átomos de iodo.

12- Fósforo, o guardião dos genes: O fósforo é indispensável para a formação do DNA, super molécula que guarda as informações genéticas. Ela é constituída por blocos chamados nucleotídeos que, para existirem, precisam se ligar a um açúcar e a um ácido fosfórico. Além disso, o fósforo é um dos elementos que formam as moléculas de ATP (adenosina trifosfato), proteína que estoca energia no corpo.

13- Magnésio mantém energia: Para que o ATP (Molécula que armazena energia) se forme é indispensável a presença de magnésio, que está sempre ligado a um fosfato, sal ou ácido que contém fósforo. Sem o magnésio é impossível guardar energia na célula.

14- Cobalto na vitamina: Este elemento químico é um dos componentes da vitamina B12, uma das formadoras das células vermelhas do sangue. A falta de cobalto leva à anemia.

15- Cromo ajuda a insulina: O papel do cromo no organismo não é totalmente conhecido, mas sabe-se que ele participa, junto com a insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, na metabolização do açúcar dentro do organismo.

16- Enxofre elimina metais pesados: O corpo pode ser intoxicado por metais pesados como o mercúrio, usado no garimpo do ouro, ou o chumbo da gasolina. O papel do enxofre é transformar uma parte desses tóxicos em compostos solúveis em água, ajudando na sua eliminação.

17- Cloro, o do contra: Para que as reações químicas dentro do organismo possam ocorrer, os fluidos devem ser sempre neutros, ou seja, não ter carga negativa nem positiva. Sempre que aparece uma carga positiva sobrando, o cloro, que é negativo, entra em ação para neutralizá-la e refazer o equilíbrio.

5 – elementos químicos do corpo humano:

a- Oxigênio (65%): Todos sabem quão importante é a água para a vida e 60% do peso do corpo é constituído por ela. O oxigênio ocupa o primeiro lugar da lista e compõe 65% do organismo humano.

b- Carbono (18%): O carbono é um dos elementos mais importantes para a vida. Mediante ligações de carbono, que podem formar-se e romper-se com uma mínima quantidade de energia se possibilita o dinamismo da química em nível celular.

c- Hidrogênio (10%): O hidrogênio é um elemento químico que mais está presente no universo. Em nosso organismo acontece algo muito similar e ao lado do oxigênio em forma de água, ocupa o terceiro lugar desta lista.

d- Nitrogênio (3%): Presente em muitas moléculas orgânicas, o nitrogênio constitui 3% do corpo humano. Se encontra, por exemplo, nos aminoácidos que forma as proteínas e nos ácidos ribonucleicos do nosso DNA.

e- Cálcio (1.5%): Dos minerais que compõem o organismo, o cálcio é o mais abundante e é vital para nosso desenvolvimento. Se encontra ao longo do corpo nos ossos e nos dentes. São muito importantes na regulagem das proteínas.

f- Fósforo (1%): O fósforo também é muito importante para as estruturas ósseas. Predominam nas moléculas de ATP proporcionando energia para as células.

g- Potássio (0.25%): Apesar de ocupar apenas 0,25% de nosso organismo, o potássio é vital para o funcionamento do organismo. Ajuda na regulação das batidas do coração e a transmissão de impulsos nervosos.

h- Enxofre (0,25%): O enxofre é essencial na química de muitos organismos. Encontra-se nos aminoácidos e é fundamental para dar forma às proteínas.

i- Sódio (0.15%): Trata-se de outro eletrólito vital no que se refere a sinalização elétrica dos nervos. O sódio também regula a quantidade de água no corpo, sendo um elemento essencial para a vida.

j- Cloro (0.15%): O cloro normalmente se encontra no corpo humano como ion negativo. É um eletrólito importante para manter o equilíbrio de líquidos dos organismos.

k- Magnésio (0.05%): Encontra-se na estrutura óssea e nos músculos e é muito importante em ambos. O magnésio, por sua vez, é necessário em muitas reações metabólicas essenciais para a vida. 

l- Ferro (0.006%): Apesar de o ferro ocupar o último lugar da lista, não deixa de ser primordial. É fundamental no metabolismo de quase todos os organismos vivos. Encontrado na hemoglobina, é o transportador de oxigênio nas células vermelhas do sangue.

Outros elementos químicos – Outros elementos químicos constituem o corpo humano, são o cobre, zinco, selênio, molibdênio, flúor, iodo, manganês, cobalto, lítio, estrôncio, alumínio, silício, chumbo, vanádio e arsênico, entre outros, em proporções menores. Na verdade, pouco se sabe sobre as funções que muitos destes elementos cumprem em nosso corpo.

6 – O HOMEM: CORPO, ALMA E ESPIRITO:

O homem é um ser tricótomo. O termo tricotomia remete à algo composto por três partes, ou seja, com três elementos essenciais à sua composição. Em relação ao homem, o termo tricotomia refere-se às três partes do seu ser: corpo, alma e espírito. Há divergência neste ponto entre alguns teólogos, pois há aqueles que entendem o homem como um ser dicótomo, ou seja, divido em duas partes: corpo e alma ou corpo e espírito. Os defensores da dicotomia do homem unem alma e espírito como sendo apenas um elemento semelhante. Entretanto, parece mais plausível o ponto de vista da tricotomia. A tese da tricotomia defende que o homem é uma tri unidade composta e inseparável. Só a morte física é capaz de separar tais partes, desagregando o corpo de sua parte imaterial. Ver: (I Ts. 5.23; Hb. 4.12).

a) O corpo é a matériaÉ o componente inferior do homem que se constitui de elementos químicos da terra como: oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, iodo, ferro, cobre, zinco e outros elementos em proporções menores. Porém, o corpo apenas com os elementos da terra e sem os elementos divinos, é de ínfimo valor. No hebraico, a palavra corpo é “bazar”. No grego do Novo Testamento, a palavra corpo é “somma”. Portanto, o corpo é apenas a parte tangível, visível e temporal do homem. O corpo é a parte que se separa dos outros elementos na morte física. Ver: (Gn. 2: 7; 3: 19-20; I Co 15. 45-49; II Co. 4: 7; Mt. 10: 28).

Corpo humano: É composto de cinco sentidos: Visão, olfato, paladar, audição e o tato, os quais fazem parte do sistema sensorial, responsável por enviar as informações obtidas para o sistema nervoso central, que por sua vez, analisa e processa a informação recebida. A alma é o nosso eu imaterial, já o corpo volta ao pó da terra de onde foi formado; O corpo morre, mas a alma não. O corpo é apenas uma matéria, mas o verdadeiro homem é um ser imortal. Imortal, pois sua alma entra na comunhão de Deus para dar conta de si, no caso daqueles que dormiram em Cristo e despertarão na vinda do Filho do Homem, todavia os não salvos não despertarão e ficarão no pó da terra aguardando o fim do milênio, enquanto a alma dorme e o espírito volta a Deus. Ver: (Gn. 3: 19; Hb. 4: 12; I Ts. 5: 23; Is. 61: 1-2; Jó 14: 22).

b) A alma é abstrataÉ preciso destacar que o corpo sem a alma é inerte. Assim como a alma precisa do corpo para expressar sua vida funcional e racional. A alma é identificada no hebraico do Velho Testamento por “nephesh” e no grego do Novo Testamento por “psique”. Esses termos indicam a vida física e racional do homem. Os vários sentidos da palavra “alma” na Bíblia, tais como: sangue, coração, vida animal, pessoa física; devem ser interpretados segundo o contexto da escritura em que está contida a palavra alma. De modo geral, em relação ao homem, a alma é aquele princípio inteligente que anima o corpo e usa os órgãos e seus sentidos físicos como agentes na exploração das coisas materiais, para expressar-se e comunicar-se com o mundo exterior. “Nephesh” dá o sentido literal de respiração da vida.

            A alma humana é constituída de vários elementos emocionais e intelectuais que distinguem um homem de outro homem, aquelas marcas específicas que se apresentam com mais clareza na personalidade e temperamento de cada um. Exemplo: é na alma onde habitam as decisões e sentimentos como: consciência, inteligência, vontade, sentimento, raiva, tristeza, felicidade. É o ser consciente, é você mesmo que habita no corpo, um mundo invisível imerso nos cinco sentidos. Ver: (Gn. 2: 7; 3: 19; Gn. 35: 18; Lv. 17: 14; Dt. 12: 21; I Rs. 17: 21; Sal. 42:11; Ec. 12: 14; Ap. 2: 23).

c) O espírito do homem: No hebraico é “ruach” e no grego “pneuma”. O espírito do homem não é um simples sopro ou fôlego, e sim vida imortal. O espírito é o princípio ativo da nossa vida espiritual e religiosa. É a ferramenta de comunicação entre Deus e o homem. Podemos compreender que corpo, alma e espírito não são nada além da base real dos três elementos do homem: consciência do mundo externo, consciência própria e consciência de Deus. Espírito humano: Deus fez um boneco de barro e soprou nas narinas, dando fôlego de vida, e tornando o boneco em alma vivente, pois Deus é Espírito e fala com o homem através do espírito. Ver: (Gn. 2: 7; 3: 19; Ec. 12: 7; 14).

            O espírito humano é o verdadeiro eu, como disse Paulo. E quando oramos em outras línguas é o nosso espirito que está orando, a verdadeira essência do ser humano que herdou de Deus as características que o possibilitam ser feito filho de Deus. Mas a hora está para chegar, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para ser seus adoradores. Ver: (Ec. 12: 7;I Co. 14: 14; Jo. 4:23; I Co. 15: 53; Dn.12: 2; Lc. 20: 36-37; Rm. 8: 16; Lc. 12: 4-5; Jo. 5: 28-29; Hb. 9: 27).

            O Salmista diz: “se tu Jeová lhes tiras o espírito rú·ahh, morrem e voltam ao pó!”. E, Tiago diz que o corpo sem espírito “pneú·ma” está morto. Portanto, espírito se refere àquilo que dá vida a um corpo. Sem espírito, o corpo está morto. De modo que na Bíblia a palavra “rú·ahh” é traduzida não apenas por espírito, mas também por força ou força da vida. Podemos citar um exemplo lembrando a manifestação de Deus a respeito do dilúvio nos dias de Noé, afirmando que traria sobre a terra um dilúvio de águas, a fim de exterminar toda criatura debaixo dos céus que tenha o fôlego (rú·ahh) de vida. Assim, espírito se refere a uma força invisível, ou seja, uma centelha de vida, que mantém a vida de todas as criaturas viventes. Ver: (Sl.104: 29; Tg.2: 26; Gn. 6: 17; Gn. 7: 15-22).

7 – Na morte para onde vão o corpo, a alma e o espírito?

O corpo que é a matéria:

a- O corpo formado do pó, volta de onde veio e fica aguardando a ressurreição na volta de Cristo no arrebatamento da igreja; E os não salvos ficam aguardando o juízo final do trono branco.

A alma dos salvos:

b- A alma dos salvos ficam no sono aguardando a volta de Cristo, no arrebatamento da igreja; E o corpo onde estiver se transformará em um novo corpo, este incorruptível e semelhante ao de Jesus. Ver: (I Co.15: 50-54; Sl. 6:5; Mt. 10: 28; ITs. 4: 13-15).

O Espírito de vida:

c- O Espírito de vida que foi o sopro de Deus, torna o corpo em alma vivente, e veio da parte do criador e voltará ao mesmo, independente se é cristão ou não, apenas foi emprestado. Ver: (I Co.15: 50-54; Sl. 6:5; Mt. 10: 28; ITs. 4: 13-15; Ef. 4:30).

8 – AONDE IREMOS APÓS A MORTE?

            Segundo a escatologia Bíblica, o corpo surge do pó e volta ao mesmo, já a alma e o espírito são unificadas e aguardam o seu destino após a morte do corpo. Com a morte física de Cristo, muitos ressuscitaram do pó da terra e voltaram para suas casas, e foram vistos por muitas pessoas. Muitos desses desejavam voltar de onde vieram, dizendo que o lugar onde estavam antes era bem melhor do que a vida aqui no mundo material. O apóstolo Paulo conheceu um homem que foi arrebatado até os terceiros céus, e viu e ouviu coisas inefáveis, as quais não devem ser compartilhadas com os homens naturais. Podemos contextualizar a partir da parábola do rico e Lázaro, que após a morte seguiram destinos diferentes; o rico foi designado ao inferno, um lugar de tormento eterno, e Lázaro foi parar no seio de Abraão, hoje o Paraíso. Temos outro exemplo observando o cenário da crucificação de Cristo, quando um dos bandidos foi para o inferno porque blasfemou, e o outro implorou a misericórdia do Senhor Jesus, foi perdoado e teve a salvação, conquistando seu espaço no lugar do descanso eterno. O corpo dorme no pó, já a alma fica consciente a descansar no Paraíso, até a volta triunfante de Cristo nas nuvens no arrebatamento da Igreja. Os que dormiram em Cristo ressuscitarão em um corpo transformado em Glória e irão ao encontro do Senhor nos ares.
  

Conclusão:


            O sono da morte incumbido à carne e sangue não engendra herança ao reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção. As escrituras afirmam que não há consciência na morte, a pessoa não pensa, não recorda de outras pessoas ou coisas, tampouco pode voltar para se comunicar com os vivos. O Apóstolo Paulo fala de um mistério: nem todos dormiremos mas todos seremos transformados em um momento, num piscar de olhos, porque ao soar da última trombeta os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Aqueles os quais com o corpo não morreram em Cristo ressuscitarão no fim do milênio, a fim de enfrentarem o Juízo Final e o Troco Branco, assim recebendo suas designações. E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma, temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará em sua companhia os que dormem.


Consultas:                           
                                                                                                           
Ø Bíblia de Estudo Pentecostal.
Ø Bíblia de estudo Dake.                                            
Ø Bíblia Viva 3a Edição Mundo Cristão.
Ø Quem é quem na Bíblia com Paul Gardner.
Ø Pequena Enciclopédia Bíblica O.S. Boyer.
Ø Dicionário da Medicina – 1994.








                                                                                                  
Agradecimentos:


Ao meu querido e amado neto Dr. Carlos Natanael da Rosa, que com seu encorajamento, hábeis muito colaborou na digitação e auxilio de leituras, tornou este trabalho possível.

Bibliografia                            



OBS: Este estudo foi elaborado por este servo do Senhor, em Português, Español e Inglês pela infinita graça de Deus. Autor das seguintes apostilas: A Hierarquia dos Anjos; A igreja e o Nepotismo; A mulher pode ser pastora; A nova Jerusalém Celestial; À queda do homem e a providência de Deus; Apostila inglesa; Bíbliologia; Controle Total; Cristão e a Maçonaria; Cristão e o Álcool; Cristão e o Sábado; Dispensação da Graça; Espírito Santo na Igreja; Hinnos y coros Cristiano; Hinos de corais Antigos; Igreja e o Sábado; Liturgia e a Igreja; Manual Prático do Obreiro; Maratona Bíblia; O ano de Jubileu; O princípio; O Cristão e a Máscara; Palestra para Família; Profecias do AT/NT; Teologia da Prosperidade; Teologia de Missão; Vamos nos conhecer nos Céus; Viene Jesús en espanhol; Teologia da Música; A Igreja e o Jejum; A igreja e a Reencarnação; O Arrebatamento da Igreja, Juízo Final e o Trono Branco; O Sistema de Sacrifício; O Tabernáculo; A Tricotomia do homem; Teologia Apostólica; A Igreja e os Galardões; A Igreja e as Drogas; A Igreja e a Patologia; O Corpo e a Ressurreição;


José Fernandes Alves dos Santos, atualmente membro da IEAD!Brasil/RS. Brasil - Pr. 2º Responsável do Distrito Três; e, faz parte do conselho de Ética pastoral. Seu ministério e chamada ministerial são voltados predominantemente para a Educação Cristã, de modo que também trabalha como conferencista internacional, cuja especialidade na teologia é a Escatologia Bíblica, Hermenêutica & Exegese Bíblica, Teologia Sistemática, e a Pedagogia Cristã; e Monitor do Curso de Capacitação de Liderança da Ética Ministerial.
               
ØFoi Coordenador da EBD distrito três.
ØFoi Coordenador de missões idem.
ØCursando 5º Sem. De Letras – Unilasalle – Canoas-RS.
ØFormou oito turmas na disciplina de español através da “FUNDAPES”.
ØAtualmente Cursando o 3º Semestre de Teologia Bacharelado – Unilasalle-idem
ØFez Parte da Diretoria Acadêmica – Setor “Ação Social”. Idem.
ØFaço Parte da (Umergs); União dos Militares do Estado do RS. Presidente: CL. Salomão.
ØAtuando como 1ºSecretário e Instrutor do curso de Capelão Militar.
ØTelefones: (51) - 3463.1932 //999597698-Vivo//982747975-Tim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário