Introdução
É
evidente, que segundo a Escatologia Bíblica em conexão com a hermenêutica
profunda e a exegese, podemos entender um pouco da profundidade das promessas
de Deus em Cristo. O herege, o empírico e o homem natural, jamais poderão entender
tal ciência; Deus revelou os seus segredos somente ao homem espiritual, descartando
o natural e o carnal. Ver: (Dn. 2: 19 – 30; Tg. 4: 6; I Pd. 5: 5b). (jfas).
1. O que é ressurreição?
A
ressurreição do corpo é uma doutrina fundamental das escrituras. Refere-se ao
ato de Deus, de ressuscitar dentre os mortos o “corpo do salvo e reuni-lo à sua alma e espírito, dos quais esse corpo
esteve separado entre a morte e a ressurreição”. Ver: (Col. 3: 4; I Tes.4: 13 - 17).
2. Com que corpo
virão?
Segundo a Escatologia
Bíblica, existem dois tipos de corpos: o “corpo
corruptível e o incorruptível”; a. o corpo corruptível é o que trazemos
quando nascemos, está é a matéria mortal.
b. o corpo incorruptível é o que receberemos quando ressuscitarmos para
irmos ao encontro do Senhor Jesus nos ares; e os que estiverem vivos, serão
transformados e receberão um novo corpo igual os que “ressuscitaram”. Ver: (I Co. 15: 35; Col. 3: 4; I Tes. 4: 13 -17).
3. A Bíblia revela
três razões:
Na
Escatologia Bíblica vivenciamos três razões, pelas quais, a ressurreição do
corpo é necessária:
a. O corpo: é parte essencial da
total personalidade do homem; o ser humano é incompleto sem o corpo. Por
conseguinte, a redenção que Cristo oferece, abrange a pessoa total, inclusive o
corpo. Ver: (Rm. 8: 18 –
25).
b. O corpo é o templo do Espírito Santo: e, na ressurreição,
ele voltará a ser templo do Espírito. Ver: (I Co. 6: 19 - 20).
c. Para desfazer: o resultado do pecado
em todas as áreas, o “derradeiro
inimigo do homem é a morte do corpo, que deve ser aniquilado pela ressurreição,
obtendo um corpo incorruptível de glória”. Ver: (I Co. 15: 26 - 58).
4. A função do corpo, alma e espírito:
O corpo: A bíblia nos diz de forma explícito que o nosso corpo é apenas a nossa
casa terrestre, e, é o lugar onde moramos nesse mundo; e a função básica do
corpo é ter contato com o mundo físico. a) Sabemos que, se a nossa “casa
terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício,
casa não feita por mãos humana, eterna, nos céus”. E, por isso,
neste tabernáculo gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação
celestial. Pois, na verdade, os que estão neste tabernáculo angustiados, não
por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido
pela vida. b) O nosso corpo não tem conserto e nem salvação. Precisamos
receber um novo corpo. “No céu não teremos uma nova alma,
mas, teremos um novo corpo”. O nosso espírito foi regenerado e a
nossa alma está sendo transforma e o nosso corpo será glorificado. Estes são os
aspectos passados, presente e futuro da nossa salvação. Ver: (I Co. 6: 19 -
20 ;II Co. 5: 1 – 4).
5.
O que é Alma vivente?
O termo “alma representa em hebraico nephesh”, que em muitas outras
passagens se traduz por “vida ou criatura”, e,
usa-se esse vocábulo a respeito dum ser vivo. Ver: (Gn.
2: 7; 17: 14; Nm. 9: 13).
(jfas).
a. Como transformar a alma: É renovando a mente; e, a
mente é a primeira função da alma, se a mudamos, os reflexos da
transformação envolvem toda a nossa vida. Ver: (Rm. 8: 8; Rm.12: 2).
b. O termo alma: a tradução do grego “psyché”, que, como nephesh, é muitas vezes traduzido por: “vida”, usa-se acerca do homem individual. da vida animal sensitiva, com as suas “paixões e desejos, distinguindo-se do corpo e do espírito”. A alma é suscetível de perder-se, de ser salva e de existir depois da “separação do corpo”. Ver: (At. 2: 41; I Pd. 3: 20; Lc. 1: 46; I Ts. 5: 23; Hb. 4: 12; Mt. 10: 28; Mt. 16: 26; Tg. 1: 21; Ap. 6: 9; 20: 4).
c. A alma em três tempo: A palavra de Deus aponta-nos a alma como composta de três partes, são
elas: A “mente, à vontade e a emoção”. E, estas
três, faculdades constitui a personalidade humana. A alma é a sede da
nossa personalidade, é o nosso “eu”, é por esse motivo que a
Bíblia, em alguns textos, chama o homem de “alma”. “A alma
concentra as principais características do homem, tais como: amor,
idéias, pensamentos”. Ver: (Hb. 4: 12).
6.
O espírito no Antigo Testamento:
A palavra “espírito” no “Antigo
Testamento” é, com duas exceções, uma tradução do termo hebraico
ruach, que também tem a sua significação literal de
“vento”, sendo em muitas passagens traduzido por “sopro”,
com aplicação ao ar respirado, e à frase “fôlego de vida”;
e, deste modo é naturalmente empregada a palavra acerca do
principio vital, o principio da vida animal “anirna, psyché”, quer se trate de “homens
ou de animais”. Noutras passagens refere-se ao principio espiritual
ou à alma racional “anomus, pneuma”. Neste sentido é o
espírito a sede das sensações e das emoções; e, ele é altivo. Ver: (Jó 17: 1; Is. 38: 16; Gn.
6: 17; 7: 15; Ez. 37: 8; Ec. 3: 19;12: 7; Nm. 16: 22).
7. O espírito no Novo Testamento:
Deus
é Espírito: E, importa que os seus adoradores o adorem em
espírito e em verdade. Entende-se que, para que possamos ter contato com
a matéria precisamos ser matéria, da mesma forma, para que possamos ter contato
com Deus que é Espírito, precisamos ser um espírito também. Não ouvimos a voz
de Deus com os nossos ouvidos físicos e tão poucos o veremos da carne. Mas, a
Bíblia afirma que é possível conhecer a Deus e este contato é possível apenas
através de nosso espírito. Ver: (Jo. 4: 24).
8. Que diz a Bíblia?
O homem em sua essência: Ele possui uma estrutura triúna, todos são:
“espírito, alma e corpo”. Esta verdade é expressa
de forma clara e inquestionável: “O mesmo Deus da paz vos
santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros
e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. Há uma
divergencia a respeito de “espírito e alma, muitos afirmam que
se trata da mesma coisa; mas, ao lermos observamos que são distintas entre si”.
Ver: (I Ts. 5: 23; Hb. 4: 12).
Alegria: Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus.
Alegra a alma do teu servo, porque a ti, Senhor eleva a minha alma. A alegria,
segundo os textos citados é uma “emoção da alma”. Ver: (Is. 61: 10; Sl. 86: 4). (jfas).
A Mente: Estes recusam as emoções; e, até criticam os
emotivos como sendo carnais. O que não percebem é que andar segundo a mente
também é da alma. Os que andam segundo o padrão da mente tendem a serem extremamente
críticos e naturais na obra. Não aceitam o sobrenatural e quere colocar o “Espírito
Santo”, nos seus padrões de mente. ”É, uma função da
mente, e também da alma”. Ver: (Sl. 139: 14; Lm. 3: 20; Jo. 3: 9).
Podemos lembrar: “Minha alma,
continuamente, os recorda e se abate dentro de mim”. O texto de Lamentações afirma claramente que
a alma pode se “lembrar”. A Lembrança é uma das
funções da mente. Podemos afirmar que a “mente é uma função da
alma” A mente é a função mais importante da alma. Ver: (Lm. 3: 20; Rm.
12: 1 - 2; Pv. 2: 10).
9. As
escrituras do Antigo Testamento:
As escrituras do
Antigo Testamento vivenciam um profundo esclarecimento da ressurreição do corpo
e da vida eterna com Cristo; O patriarca Jó tinha esta certeza, de que um dia
estaria revestido de um novo corpo e na presença de Deus para sempre na
eternidade; e, o profeta Isaías também tinha esta convicção, que os
pertencentes a Cristo, voltarão a viver; e, os seus corpos serão ressuscitados,
e os que já foram enterrados, vão despertar e cantar de alegria, a luz da vida
vai cair sobre eles. Ver: (Jó 19: 25 – 27; Is.
26: 19; Dn. 12: 2; Gn. 22: 1 – 4; Sl. 16: 10).
10. As
escrituras do Novo Testamento:
As
escrituras do “Novo Testamento, não são
diferentes do Velho Testamento”,
mas têm mais profundidade, porque vivenciaram os fatos, como a morte e ressurreição
de Lázaro e de Cristo até a sua ascensão. Aqui vivenciamos todo o processo do
gênero humano de Gênesis até Apocalipse, terminando com acerto de conta final. Ver: (Lc. 14: 13 - 14; 20: 35 - 36; Jo. 5: 21, 28 - 29; 6: 39 - 54; I Co. 15:
22 - 23; Fp. 3: 11; I Ts. 4: 14 - 16; At. 2: 24; Hb. 11: 17 - 19 ; Ap. 20: 4 -
6, 13 ).
11. A
ressurreição de Cristo garante a nossa:
Vivenciando a
ressurreição do corpo de Cristo, esta garante a nossa ressurreição; e, a teologia
empírica delibera o oposto. A bíblia nos afirma que a palavra da cruz de Cristo
é loucura para os que perecem, mas para os que crêem é o poder de Deus. Há dois
tipos de corpos; o terreno e o celestial: Ver: (Mt. 28: 18 – 20; I Co. 1: 18).
a. O terreno: Este é valido
somente para vida terrena, ele esta sujeito a todas as vulnerabilidades desta
vida como: intempéries, epidemias, vírus, pragas, flagelos e pode perecer como
no fogo, água, etc. Ver: (IMt. 10: 1; Tg. 5: 13 –
16).
b. O celestial ou espiritual:
Este é oposto em relação ao terreno, ele não depende dos fenômenos da natureza,
exemplo: Ele caminha sobre as águas, fogo e tem poder sobre a natureza. Temos o
exemplo de Cristo, que caminhou sobre as águas e deteve a tempestade, as portas
estavam fechadas e Ele apareceu no meio dos discípulos, etc. Ver: (Mt. 14: 22 - 33; Lc. 24: 28 – 32; Jo. 20: 19 – 23; I Co. 15: 20 – 21, 44
- 47).
c. O corpo
ressurreto dos salvos: Em termos gerais, o
corpo ressurreto do crente será semelhante ao corpo ressurreto de nosso Senhor
Jesus, exemplo: pode se manifestar
através da teofania em todas as dimensões: terra, ar e mar. Ver: (Jz. 6: 11 – 24; Jz. 13: 8 - 24; At.
8: 39 - 40; Rm. 8: 29; I Co. 15: 20 – 21, 44 – 47; Jo. 3: 2).
12. A identidade vai
continuar?
1. Um corpo: que terá
continuidade e identidade com o corpo atual, e, conseqüentemente, será
reconhecível. Ver: (Lc. 16: 19b – 31; 24: 39 -
40). (jfas).
2. O corpo: transformado em corpo
celestial, apropriado para o “Novo
Céu e a Nova Terra”; e, quando
se enterra uma semente no chão, ela não se transforma numa planta, a não ser
que “morra”
primeiro; e, desta maneira todos os salvos passarão por este processo. Ver: (Lc. 24: 39 - 40; I Co. 15: 36 - 44).
3. A semente: E, quando o rebento
verde surge da semente, é bem diverso da semente que primeiramente se plantou.
Tudo o que se enterra no chão é uma semente seca de trigo ou de qualquer coisa
que se está plantando; e, Deus então lhe dá um corpo novo, muito formoso, exatamente
a espécie que Ele deseja que ela tenha; e uma espécie diferente de planta
cresce de cada espécie de semente. Tal como há tipos diferentes de sementes e
plantas, assim também existem tipos diferentes de carne. Os homens, os animais,
os peixes e os pássaros, são todos diferentes. Ver: (Jo. 3: 3; I Co. 15: 36 - 44).
4. Os anjos do céu têm corpos:
e, bem diversos dos nossos; E a beleza e a glória de seus corpos são diferentes
da beleza e da glória de nossos corpos.
5. O sol tem uma espécie de glória:
enquanto a lua e as estrelas têm outra espécie. E as estrelas diferem umas das
outras em sua beleza e seu brilho. Ver: (Dn. 12: 3).
6. Os corpos terrenos: que morrem e
apodrecem, são diferentes dos corpos que teremos quando voltarmos novamente à vida,
pois estes nunca morrerão e serão eternos.
7. Os corpos que agora possuímos:
causam-nos tropeço, pois ficam doentes e morrem; e, entretanto, estarão cheios
de glória quando voltarmos à vida novamente. Sim, são fracos, porque agora são
corpos mortais, mas quando revivermos, eles estarão cheios de força. Ver: (Is. 40: 28 - 30).
8. Quando morrem: são apenas corpos
humanos, porém, quando voltarem à vida, serão corpos sobre-humanos. Como
existem corpos naturais, humanos, assim também há corpos sobrenaturais,
espirituais. Um corpo imperecível, não sujeito à deterioração e à morte. Ver: (I Co. 15: 42).
9. Um corpo glorificado,
como o de Cristo. Ver: (I Co. 15: 43; Fp. 3: 20
- 21).
10. Um corpo poderoso,
não sujeito às enfermidades, nem à fraqueza. Ver: (I Co. 15: 43).
11. Um corpo espiritual “não natural, mas sobrenatural”, não limitado pelas leis da
natureza. Ver: (Lc. 24: 31; Jo. 20: 19;
I Co. 15: 44).
12. Um corpo capaz de
comer e beber e desaparecer em fração de segundos. Ver: (Lc. 14: 15; 22: 16 ,18,
30; Lc. 24: 42 - 43; At. 10: 41; Jz. 6: 11 – 24; I Co. 15: 42
- 44, 47 - 48; Ap. 21: 1).
13. Quando
a igreja receber seu novo corpo:
Quando a igreja
receber seu novo corpo, revestir-se-ão da imortalidade; e, as escrituras
indicam pelo menos três propósitos:
a. Para que os crentes
venham a ser tudo quanto Deus pretendeu ao ser humano, quando o criou. Ver: (I Co. 15: 53; I Co. 2: 9 - 10). (jfas).
b. Para que os crentes
venham a conhecer a Deus de modo completo, conforme Ele quer que eles o
conheçam. Ver: (Jo.
17: 3; 17: 22 - 24 ).
c. Deus expresse o seu
amor a seus filhos, conforme Ele deseja; e, os fiéis que estiverem vivos na
volta de Cristo, para buscar os seus, experimentarão a mesma transformação dos
que morrerem em Cristo antes do dia da ressurreição deles. Receberão novos
corpos, idênticos aos dos ressurretos nesse momento da volta de Cristo. Nunca
mais experimentarão a morte física; e, Jesus fala de uma ressurreição da vida,
para o crente, e de uma ressurreição de juízo, para o ímpio. Ver: (Jo. 3: 16; Ef. 2: 7; I
Jo. 4: 8 - 16; 15: 51 – 54; Jo. 5: 28
- 29).
Conclusão
Segundo o exposto
acima, vivenciamos que o homem possui duas vidas, sendo que a primeira é a
terrena que tem corpo, alma e espírito, e, aqui nesta vida, estamos sujeitos às
intempéries da natureza humana. E, a segunda vida possui alma e espírito com um
corpo incorruptível de glória, isento desta natureza em que aqui vivemos, seremos
semelhantes ao corpo de Cristo e os anjos. Ver: (Pv. 4: 18; Ef. 4: 13).
Consulta:
Bíblia de Estudo Dake
Dicionário Bíblico y Aurélio.
Bíblia de Estudos das Profecias;
Bíblia de Estudo Dake;
Agradecimentos:
Bibliografia:
Ao
meu querido e amado neto Carlos Natanael, que com seu encorajamento, hábeis
muito colaborou na digitação e auxilio de leituras, tornou este trabalho
possível.
OBS: Este estudo
foi elaborado por este servo do Senhor, em Português, Español e Inglês pela
infinita graça de Deus. Autor das seguintes apostilas: A Hierarquia dos Anjos; A igreja e o Nepotismo; A mulher
pode ser pastora; A nova Jerusalém Celestial; À queda do homem e a providência
de Deus; Apostila inglesa; Bíbliologia; Controle Total; Cristão e a Maçonaria;
Cristão e o Álcool; Cristão e o Sábado; Dispensação da Graça; Espírito Santo na
Igreja; Hinnos y coros Cristiano; Hinos de corais Antigos; Igreja e o Sábado;
Liturgia e a Igreja; Manual Pratico do Obreiro; Maratona Bíblia; O ano de
Jubileu; O principio; O Cristão e a Mascara; Palestra para Família; Profecias
do AT/NT; Teologia da Prosperidade; Teologia de Missão; Vamos nos conhecer nos
Céus; Viene Jesús en español; Teologia da Música; A igreja e o Jejum; A igreja
e a Reencarnação;Juízo Final e o Trono Branco; A Igreja e os Galardões; A
Igreja e as Drogas; Jesus e os Milagres; As Profecias de Daniel; Escatologia a
Volta de Jesus;O Arrebatamento da Igreja;
José Fernandes
Alves dos Santos, atualmente membro da IEAD
de Canoas - RS. Brasil - Evangelista 2º Responsável do Distrito Três; e, faz
parte do conselho de Ética pastoral. Seu ministério e chamada ministerial são
voltados predominantemente para a Educação Cristã, de modo que também trabalha
como conferencista internacional, cuja especialidade na teologia é a
Escatologia Bíblica, Hermenêutica & Exegese Bíblica, Teologia Sistemática,
e a Pedagogia Cristã; E, Fundador do Curso de Capelão na Umergs e Coord. do
curso de Capelão Interdenominacional; E, Monitor do Curso de Capacitação de
Liderança da Ética Ministerial.
Foi
Coordenador da EBD distrito três.
Ø Foi
Coordenador de missões idem.
Ø É Sgt. Militar
Capelão Evangélico Interdenominacional - CEI.
Ø Cursando 5º
Sem. De Letras – Unilasalle – Canoas-RS.
Ø Formou oito
turmas na disciplina de español através da “FUNDAPES”.
Ø Atualmente
Cursando o 3º Semestre de Teologia Bacharelado – Unilasalle-idem
Ø Fez Parte da
Diretoria Acadêmica – Setor “Ação Social”. Idem.
Ø Faço Parte da
“Umergs” União dos Militares do Estado do RS. Presidente: CL. Salomão P.
Fortes.
Ø Telefones:
(051) - 3463.1932 / 9243.9195-Claro/99977698-Vivo/82747975-Tim/86516223-Oi
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