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terça-feira, 17 de dezembro de 2013

The Resurrection of the Body

Introdução

É evidente, que segundo a Escatologia Bíblica em conexão com a hermenêutica profunda e a exegese, podemos entender um pouco da profundidade das promessas de Deus em Cristo. O herege, o empírico e o homem natural, jamais poderão entender tal ciência; Deus revelou os seus segredos somente ao homem espiritual, descartando o natural e o carnal. Ver: (Dn. 2: 19 – 30; Tg. 4: 6; I Pd. 5: 5b). (jfas).

1. O que é ressurreição?

A ressurreição do corpo é uma doutrina fundamental das escrituras. Refere-se ao ato de Deus, de ressuscitar dentre os mortos o corpo do salvo e reuni-lo à sua alma e espírito, dos quais esse corpo esteve separado entre a morte e a ressurreição. Ver: (Col. 3: 4; I Tes.4: 13 - 17).

2. Com que corpo virão?

Segundo a Escatologia Bíblica, existem dois tipos de corpos: o corpo corruptível e o incorruptível”; a. o corpo corruptível é o que trazemos quando nascemos, está é a matéria mortal. b. o corpo incorruptível é o que receberemos quando ressuscitarmos para irmos ao encontro do Senhor Jesus nos ares; e os que estiverem vivos, serão transformados e receberão um novo corpo igual os que ressuscitaram”.  Ver: (I Co. 15: 35; Col. 3: 4; I Tes. 4: 13 -17).

3. A Bíblia revela três razões:

Na Escatologia Bíblica vivenciamos três razões, pelas quais, a ressurreição do corpo é necessária:

a. O corpo: é parte essencial da total personalidade do homem; o ser humano é incompleto sem o corpo. Por conseguinte, a redenção que Cristo oferece, abrange a pessoa total, inclusive o corpo. Ver: (Rm. 8: 18 – 25).

b. O corpo é o templo do Espírito Santo: e, na ressurreição, ele voltará a ser templo do Espírito. Ver: (I Co. 6: 19 - 20).

c. Para desfazer: o resultado do pecado em todas as áreas, o derradeiro inimigo do homem é a morte do corpo, que deve ser aniquilado pela ressurreição, obtendo um corpo incorruptível de glória”. Ver: (I Co. 15: 26 - 58).

4. A função do corpo, alma e espírito:

O corpo: A bíblia nos diz de forma explícito que o nosso corpo é apenas a nossa casa terrestre, e, é o lugar onde moramos nesse mundo; e a função básica do corpo é ter contato com o mundo físico. a) Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos humana, eterna, nos céus”. E, por isso, neste tabernáculo gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial. Pois, na verdade, os que estão neste tabernáculo angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. b) O nosso corpo não tem conserto e nem salvação. Precisamos receber um novo corpo.  No céu não teremos uma nova alma, mas, teremos um novo corpo”. O nosso espírito foi regenerado e a nossa alma está sendo transforma e o nosso corpo será glorificado. Estes são os aspectos passados, presente e futuro da nossa salvação. Ver: (I Co. 6: 19 - 20 ;II Co. 5: 1 – 4). 
  
5. O que é Alma vivente?

O termo alma representa em hebraico nephesh, que em muitas outras passagens se traduz por vida ou criatura”, e, usa-se esse vocábulo a respeito dum ser vivo. Ver: (Gn. 2: 7;  17: 14; Nm. 9: 13). (jfas).

a. Como transformar a alma: É renovando a mente; e, a mente é a primeira função da alma, se a mudamos, os reflexos da transformação envolvem toda a nossa vida. Ver: (Rm. 8: 8; Rm.12: 2).

b. O termo alma: a tradução do grego
psyché”, que, como nephesh, é muitas vezes traduzido por: vida”, usa-se acerca do homem individual da vida animal sensitiva, com as suas paixões e desejos, distinguindo-se do corpo e do espírito”. A alma é suscetível de perder-se, de ser salva e de existir depois da separação do corpo”. Ver: (At. 2: 41; I Pd. 3: 20; Lc. 1: 46; I Ts. 5: 23; Hb. 4: 12; Mt. 10: 28; Mt. 16: 26; Tg. 1: 21; Ap. 6: 9; 20: 4).

c. A alma em três tempo: A palavra de Deus aponta-nos a alma como composta de três partes, são elas: A “mente, à vontade e a emoção”. E, estas três, faculdades constitui a personalidade humana. A alma é a sede da nossa personalidade, é o nosso eu”, é por esse motivo que a Bíblia, em alguns textos, chama o homem de alma”. A alma concentra as principais características do homem, tais como: amor, idéias, pensamentos”.  Ver: (Hb. 4: 12).

6. O espírito no Antigo Testamento:

A palavra “espírito” no Antigo Testamento é, com duas exceções, uma tradução do termo hebraico ruach, que também tem a sua significação literal de vento”, sendo em muitas passagens traduzido por sopro”, com aplicação ao ar respirado, e à frase fôlego de vida”; e, deste modo é naturalmente empregada a palavra acerca do principio vital, o principio da vida animal anirna, psyché”, quer se trate de homens ou de animais”. Noutras passagens refere-se ao principio espiritual ou à alma racional anomus, pneuma”. Neste sentido é o espírito a sede das sensações e das emoções; e, ele é altivo. Ver: (Jó 17: 1; Is. 38: 16; Gn. 6: 17; 7: 15; Ez. 37: 8; Ec. 3: 19;12: 7; Nm. 16: 22).  

7. O espírito no Novo Testamento:

Deus é Espírito: E, importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Entende-se que, para que possamos ter contato com a matéria precisamos ser matéria, da mesma forma, para que possamos ter contato com Deus que é Espírito, precisamos ser um espírito também. Não ouvimos a voz de Deus com os nossos ouvidos físicos e tão poucos o veremos da carne. Mas, a Bíblia afirma que é possível conhecer a Deus e este contato é possível apenas através de nosso espírito. Ver: (Jo. 4: 24).

8. Que diz a Bíblia?

O homem em sua essência: Ele possui uma estrutura triúna, todos são: espírito, alma e corpo”. Esta verdade é expressa de forma clara e inquestionável: O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. Há uma divergencia a respeito de espírito e alma, muitos afirmam que se trata da mesma coisa; mas, ao lermos observamos que são distintas entre si”. Ver: (I Ts. 5: 23; Hb. 4: 12).

Alegria: Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus. Alegra a alma do teu servo, porque a ti, Senhor eleva a minha alma. A alegria, segundo os textos citados é uma emoção da alma”. Ver: (Is. 61: 10; Sl. 86: 4). (jfas).

A Mente: Estes recusam as emoções; e, até criticam os emotivos como sendo carnais. O que não percebem é que andar segundo a mente também é da alma. Os que andam segundo o padrão da mente tendem a serem extremamente críticos e naturais na obra. Não aceitam o sobrenatural e quere colocar o Espírito Santo, nos seus padrões de mente. É, uma função da mente, e também da alma”. Ver: (Sl. 139: 14; Lm. 3: 20; Jo. 3: 9).

Podemos lembrar: “Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim. O texto de Lamentações afirma claramente que a alma pode se lembrar”. A Lembrança é uma das funções da mente. Podemos afirmar que a mente é uma função da alma A mente é a função mais importante da alma. Ver: (Lm. 3: 20; Rm. 12: 1 - 2; Pv. 2: 10).

9. As escrituras do Antigo Testamento:

As escrituras do Antigo Testamento vivenciam um profundo esclarecimento da ressurreição do corpo e da vida eterna com Cristo; O patriarca Jó tinha esta certeza, de que um dia estaria revestido de um novo corpo e na presença de Deus para sempre na eternidade; e, o profeta Isaías também tinha esta convicção, que os pertencentes a Cristo, voltarão a viver; e, os seus corpos serão ressuscitados, e os que já foram enterrados, vão despertar e cantar de alegria, a luz da vida vai cair sobre eles. Ver: (Jó 19: 25 – 27; Is. 26: 19; Dn. 12: 2; Gn. 22: 1 – 4; Sl. 16: 10).

10. As escrituras do Novo Testamento:

As escrituras do Novo Testamento, não são diferentes do Velho Testamento, mas têm mais profundidade, porque vivenciaram os fatos, como a morte e ressurreição de Lázaro e de Cristo até a sua ascensão. Aqui vivenciamos todo o processo do gênero humano de Gênesis até Apocalipse, terminando com acerto de conta final.  Ver: (Lc. 14: 13 - 14; 20: 35 - 36; Jo. 5: 21, 28 - 29; 6: 39 - 54; I Co. 15: 22 - 23; Fp. 3: 11; I Ts. 4: 14 - 16; At. 2: 24; Hb. 11: 17 - 19 ; Ap. 20: 4 - 6, 13 ).

11. A ressurreição de Cristo garante a nossa:

Vivenciando a ressurreição do corpo de Cristo, esta garante a nossa ressurreição; e, a teologia empírica delibera o oposto. A bíblia nos afirma que a palavra da cruz de Cristo é loucura para os que perecem, mas para os que crêem é o poder de Deus. Há dois tipos de corpos; o terreno e o celestial: Ver: (Mt. 28: 18 – 20; I Co. 1: 18).

a. O terreno: Este é valido somente para vida terrena, ele esta sujeito a todas as vulnerabilidades desta vida como: intempéries, epidemias, vírus, pragas, flagelos e pode perecer como no fogo, água, etc. Ver: (IMt. 10: 1; Tg. 5: 13 – 16).

b. O celestial ou espiritual: Este é oposto em relação ao terreno, ele não depende dos fenômenos da natureza, exemplo: Ele caminha sobre as águas, fogo e tem poder sobre a natureza. Temos o exemplo de Cristo, que caminhou sobre as águas e deteve a tempestade, as portas estavam fechadas e Ele apareceu no meio dos discípulos, etc. Ver: (Mt. 14: 22 - 33; Lc. 24: 28 – 32; Jo. 20: 19 – 23; I Co. 15: 20 – 21, 44 - 47).

c. O corpo ressurreto dos salvos: Em termos gerais, o corpo ressurreto do crente será semelhante ao corpo ressurreto de nosso Senhor Jesus, exemplo: pode se manifestar através da teofania em todas as dimensões: terra, ar e mar. Ver: (Jz. 6: 11 – 24; Jz. 13: 8 - 24; At. 8: 39 - 40; Rm. 8: 29; I Co. 15: 20 – 21, 44 – 47; Jo. 3: 2).

12. A identidade vai continuar?

1. Um corpo: que terá continuidade e identidade com o corpo atual, e, conseqüentemente, será reconhecível. Ver: (Lc. 16: 19b – 31; 24: 39 - 40).   (jfas).

2. O corpo: transformado em corpo celestial, apropriado para o Novo Céu e a Nova Terra; e, quando se enterra uma semente no chão, ela não se transforma numa planta, a não ser que morra primeiro; e, desta maneira todos os salvos passarão por este processo. Ver: (Lc. 24: 39 - 40; I Co. 15: 36 - 44).

3. A semente: E, quando o rebento verde surge da semente, é bem diverso da semente que primeiramente se plantou. Tudo o que se enterra no chão é uma semente seca de trigo ou de qualquer coisa que se está plantando; e, Deus então lhe dá um corpo novo, muito formoso, exatamente a espécie que Ele deseja que ela tenha; e uma espécie diferente de planta cresce de cada espécie de semente. Tal como há tipos diferentes de sementes e plantas, assim também existem tipos diferentes de carne. Os homens, os animais, os peixes e os pássaros, são todos diferentes. Ver: (Jo. 3: 3; I Co. 15: 36 - 44).   

4. Os anjos do céu têm corpos: e, bem diversos dos nossos; E a beleza e a glória de seus corpos são diferentes da beleza e da glória de nossos corpos.

5. O sol tem uma espécie de glória: enquanto a lua e as estrelas têm outra espécie. E as estrelas diferem umas das outras em sua beleza e seu brilho. Ver: (Dn. 12: 3).

6. Os corpos terrenos: que morrem e apodrecem, são diferentes dos corpos que teremos quando voltarmos novamente à vida, pois estes nunca morrerão e serão eternos.

7. Os corpos que agora possuímos: causam-nos tropeço, pois ficam doentes e morrem; e, entretanto, estarão cheios de glória quando voltarmos à vida novamente. Sim, são fracos, porque agora são corpos mortais, mas quando revivermos, eles estarão cheios de força. Ver: (Is. 40: 28 - 30).

8. Quando morrem: são apenas corpos humanos, porém, quando voltarem à vida, serão corpos sobre-humanos. Como existem corpos naturais, humanos, assim também há corpos sobrenaturais, espirituais. Um corpo imperecível, não sujeito à deterioração e à morte. Ver: (I Co. 15: 42).

9. Um corpo glorificado, como o de Cristo. Ver: (I Co. 15: 43; Fp. 3: 20 - 21).

10. Um corpo poderoso, não sujeito às enfermidades, nem à fraqueza. Ver: (I Co. 15: 43).

11. Um corpo espiritual não natural, mas sobrenatural”, não limitado pelas leis da natureza. Ver: (Lc. 24: 31; Jo. 20: 19; I Co. 15: 44).

12. Um corpo capaz de comer e beber e desaparecer em fração de segundos.  Ver: (Lc. 14: 15; 22: 16 ,18, 30; Lc. 24: 42 - 43; At. 10: 41; Jz. 6: 11 – 24; I Co. 15: 42 - 44, 47 - 48; Ap. 21: 1).

13. Quando a igreja receber seu novo corpo:

Quando a igreja receber seu novo corpo, revestir-se-ão da imortalidade; e, as escrituras indicam pelo menos três propósitos:

a. Para que os crentes venham a ser tudo quanto Deus pretendeu ao ser humano, quando o criou.  Ver: (I Co. 15: 53; I Co. 2: 9 - 10). (jfas).

b. Para que os crentes venham a conhecer a Deus de modo completo, conforme Ele quer que eles o conheçam. Ver: (Jo. 17: 3; 17: 22 - 24 ).

c. Deus expresse o seu amor a seus filhos, conforme Ele deseja; e, os fiéis que estiverem vivos na volta de Cristo, para buscar os seus, experimentarão a mesma transformação dos que morrerem em Cristo antes do dia da ressurreição deles. Receberão novos corpos, idênticos aos dos ressurretos nesse momento da volta de Cristo. Nunca mais experimentarão a morte física; e, Jesus fala de uma ressurreição da vida, para o crente, e de uma ressurreição de juízo, para o ímpio. Ver: (Jo. 3: 16; Ef. 2: 7; I Jo. 4: 8 - 16; 15: 51 – 54; Jo. 5: 28 - 29).

Conclusão

Segundo o exposto acima, vivenciamos que o homem possui duas vidas, sendo que a primeira é a terrena que tem corpo, alma e espírito, e, aqui nesta vida, estamos sujeitos às intempéries da natureza humana. E, a segunda vida possui alma e espírito com um corpo incorruptível de glória, isento desta natureza em que aqui vivemos, seremos semelhantes ao corpo de Cristo e os anjos. Ver: (Pv. 4: 18; Ef. 4: 13).

Consulta:
Bíblia de Estudo Dake
Dicionário Bíblico y Aurélio.
Bíblia de Estudos das Profecias;
Bíblia de Estudo Dake;

Agradecimentos:

Bibliografia:
Ao meu querido e amado neto Carlos Natanael, que com seu encorajamento, hábeis muito colaborou na digitação e auxilio de leituras, tornou este trabalho possível.

OBS: Este estudo foi elaborado por este servo do Senhor, em Português, Español e Inglês pela infinita graça de Deus. Autor das seguintes apostilas: A Hierarquia dos Anjos; A igreja e o Nepotismo; A mulher pode ser pastora; A nova Jerusalém Celestial; À queda do homem e a providência de Deus; Apostila inglesa; Bíbliologia; Controle Total; Cristão e a Maçonaria; Cristão e o Álcool; Cristão e o Sábado; Dispensação da Graça; Espírito Santo na Igreja; Hinnos y coros Cristiano; Hinos de corais Antigos; Igreja e o Sábado; Liturgia e a Igreja; Manual Pratico do Obreiro; Maratona Bíblia; O ano de Jubileu; O principio; O Cristão e a Mascara; Palestra para Família; Profecias do AT/NT; Teologia da Prosperidade; Teologia de Missão; Vamos nos conhecer nos Céus; Viene Jesús en español; Teologia da Música; A igreja e o Jejum; A igreja e a Reencarnação;Juízo Final e o Trono Branco; A Igreja e os Galardões; A Igreja e as Drogas; Jesus e os Milagres; As Profecias de Daniel; Escatologia a Volta de Jesus;O Arrebatamento da Igreja;

José Fernandes Alves dos Santos, atualmente membro da IEAD de Canoas - RS. Brasil - Evangelista 2º Responsável do Distrito Três; e, faz parte do conselho de Ética pastoral. Seu ministério e chamada ministerial são voltados predominantemente para a Educação Cristã, de modo que também trabalha como conferencista internacional, cuja especialidade na teologia é a Escatologia Bíblica, Hermenêutica & Exegese Bíblica, Teologia Sistemática, e a Pedagogia Cristã; E, Fundador do Curso de Capelão na Umergs e Coord. do curso de Capelão Interdenominacional; E, Monitor do Curso de Capacitação de Liderança da Ética Ministerial.
Foi Coordenador da EBD distrito três.
Ø Foi Coordenador de missões idem.
Ø É Sgt. Militar Capelão Evangélico Interdenominacional - CEI.
Ø Cursando 5º Sem. De Letras – Unilasalle – Canoas-RS.
Ø Formou oito turmas na disciplina de español através da “FUNDAPES”.
Ø Atualmente Cursando o 3º Semestre de Teologia Bacharelado – Unilasalle-idem
Ø Fez Parte da Diretoria Acadêmica – Setor “Ação Social”. Idem.
Ø Faço Parte da “Umergs” União dos Militares do Estado do RS. Presidente: CL. Salomão P. Fortes.

Ø Telefones: (051) - 3463.1932 / 9243.9195-Claro/99977698-Vivo/82747975-Tim/86516223-Oi

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